23.10.11

2° Mostra APJCC de Cinema Paraense em Curitiba

Com a curadoria de Miguel Haoni e Cauby Monteiro, a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e a Cinemateca de Curitiba promovem nos dias 29 e 30 de outubro (sábado e domingo) uma ação cineclubista na capital paranaense. “Matinta” e “À Margem do Xingu”, entre outros filmes da produção paraense, estão na programação. 

A ação da 2° Mostra APJCC de Cinema Paraense, um projeto de intercâmbio cultural que a associação vem promovendo com objetivo de promover a troca de olhares e experiências, entre realizadores e cineclubistas paraenses com os do resto do país, permitindo o aprofundamento crítico e reflexivo sobre as funções estéticas e políticas da prática cineclubista. 

“A mostra oferece, em três sessões, uma fatia do que de mais interessante se produziu no Estado do Pará nos últimos anos em matéria de cinema”, diz Miguel Haoni, da APJCC. 

No sábado, 29, serão exibidos os filmes “Açaí com Jabá” (13 min.), de Alan Rodrigues, Marcos Daibes e Walério Duarte, mostrando um duelo entre um paraense e um turista para ver quem consegue tomar mais açaí com jabá. 

Também será mostrado o experimental “Puzzle, de Marcelo Marat (12 min.), vídeo baseado no livro de contos do ator, diretor de teatro e escritor Saulo Sisnando; “Quero Ser Anjo”, de Marta Nassar: (14 min.) e “Os Comparsas”, de Marcio Barradas (16 min.), filmado em Mosqueiro. No sábado, ainda, tem “Matinta”, de Fernando Segtowick (20 min.), premiado com os Candangos de Melhor Atriz e Melhor Som no Festvial de Brasília do ano passado.

No domingo, dia 30, o público vai conferir “Kronos” de Rodolfo Mendonça (2 min.), e “Brega S/A”, de Gustavo Godinho e Vlad Cunha (113 min.) Gravado entre os anos de 2006 e 2009, o documentário Brega S/A fala sobre a cena tecnobrega de Belém do Pará.

Na domingueira, ainda, será exibido “À Margem do Xingu- Vozes Não consideradas” de Damiá Puig (90 min.) seguido de debate. O documentário discute a construção da hidrelétrica de Belo Monte através de relatos dos ribeirinhos, indígenas, agricultores da região.

Serviço
2ª Mostra de Cinema Paraense. D 29 e 30 de outubro (sábado e domingo), às 18h e 20h, na Cinemateca de Curitiba - Rua Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco. No sábado, 29 haverá, às 18h, palestra sobre “Cinema e cineclubismo na Amazônia: desafios e perspectivas”. Entrada Franca. Informações: (41) 3321-3252 - (41) 3321-3270. Realização: APJCC e Cinemateca de Curitiba. Apoio: Centro Acadêmico Zé do Caixão.

Nenhum comentário: