14.10.11

Cinema e Direitos Humanos no Líbero Luxardo

 Um total de 46 filmes, incluindo títulos inéditos no país, estão na programação da 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontece em Belém, no Cine Líbero Luxardo, de 19 a 30 de outubro. 

O circuito iniciou no dia 10 e segue até 1º de dezembro atingindo, nesta edição, Brasília e as 26 capitais estaduais brasileiras. Com curadoria do cineasta e curador Francisco Cesar Filho, as obras mais votadas pelo público serão contempladas com o Prêmio Exibição TV Brasil nas categorias longa, média e curta-metragem. 

A programação está dividida em sessões: Contemporâneos, com a produção recente sul-americana; Retrospectiva Histórica, dedicada ao tema Direito à Memória e à Verdade; e Programas Especiais, incluindo obras de Carlos Diegues, Laís Bodanzky e Walter Salles. No total, estão presentes produções da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. 

Entre as várias pré-estréias presentes na 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul destacam-se os novos longas-metragens de Mara Mourão (“Quem se Importa”), Eliane Caffé (“Céu Sem eternidade”) e Érika Bauer (“E A Terra Se Fez Verbo”). São também inéditos no país “TAVA – Paraguay Terra Adentro” (Lucas Keese, Lucía Martin e Mariela Vilchez, Paraguai/Argentina), “Quatro Litros por Tonel” (de Belimar Román Rojas, Venezuela/Argentina) e os colombianos “Ocupação” (de Angus Gibson e Miguel Salazar) e a animação “Pequenas Vozes” (de Jairo Eduardo Carrillo e Óscar Andrade). 

Além da capital paraense, as projeções também acontecem em Aracaju, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. Em todos os locais há acessibilidade a deficientes físicos e acontecem sessões com sistema de audiodescrição e de closed caption (voltadas a deficientes visuais e auditivos, respectivamente). 

Dedicado a produções que abordam questões referentes aos direitos humanos, produzidas recentemente nos países sulamericanos, a mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira/MinC e patrocínio da Petrobras. A iniciativa conta com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da TV Brasil, da Sociedade Amigos da Cinemateca e do Sesc São Paulo. Veja a Programação: aqui

Serviço
6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. No Cinea Líbero Luxardo de 19 a 30 de outubro - Av. Gentil Bittencourt 650, Nazaré. Mais informações: (91) 3202.4321. (Com informações da assessoria de imprensa da mostra).

Nenhum comentário: