19.10.11

“Um canto pra Mestre Bento” no Gasômetro

Artistas de várias vertentes da música paraense participarão do Show Solidáriono Teatro Estação Gasômetro, em Belém, nesta quarta-feira, 19, a partir das 19h30. A iniciativa é da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, que busca angariar recursos para ajudar no tratamento de saúde do Mestre Bento Trindade Alves, do Grupo Raízes da Terra, da cidade de Marapanim (PA). 

Vai ser um momento de encontro, tendo como foco principal o apoio a Mestre Bento, do carimbó. Estão nesta programação o Arraial do Pavulagem, Dona Onete, Quaderna, Alcyr Guimarães, Luê Soares e Jr. Soares, Márcio Macedo, Nanna Reis e Pro Efx - Projeto Charmoso - , Pedrinho Callado, Alba Maria, Curimbó de Bolso, Sancari e o grupo Raízes da Terra, fundado por Mestre Bento em Marapanim há 17 anos e que segue na ativa, agora sob a coordenação da filha mais nova do mestre, Zuleide Alves. 

Sensibilizados com a situação do mestre, estes músicos e compositores paraenses aceitaram o convite da coordenação da Campanha do Carimbó e estão somando suas vozes e seus talentos à causa desse artista cuja obra, considerada uma das referências fundamentais do carimbó da região do Salgado, expressa a beleza da diversidade e capacidade criativa da cultura popular paraense e brasileira. 

Autor de inúmeras composições de carimbó tradicional e uma das lideranças do movimento pelo registro do ritmo como patrimônio cultural imaterial junto ao IPHAN, Mestre Bento se encontra gravemente doente e com grandes dificuldades para cobrir os gastos necessários ao tratamento da enfermidade, altos demais para sua aposentadoria de pescador e para a modesta condição financeira de sua família. 

Ingressos - custam R$ 10,00,  à venda nas Lojas Ná Figueredo (Gentil Bittencourt entre Benjamin Constant e Dr. Moraes e na Estação das Docas), podendo também ser adquiridos através dos telefones (91) 8263-9738 / 8722-9502 / 9137-9017. Toda a renda arrecadada será integralmente destinada ao mestre.  A realização é da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, com apoio da SECULT, Teatro Estação Gasômetro, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, FUNTELPA, Ná Figueredo e Abelhuda Doces e Salgados. Visite também o blog da campanha.

Nenhum comentário: