10.11.11

Conversa Barata e memória no Teatro Cuíra

O bate papo que vai acontecer no próximo dia 16, no Teatro Cuíra, reunirá figuras como Aurélio do Carmo, Irapuã Sales, Edson Salame, Mizar Bonna e Bernardino Santos. A programação faz parte do projeto “Cuíra por Memórias”, patrocinado pelo Ministério da Cultura e Petrobrás.

O projeto  pretende apresentar em 20112, um musical sobre a vida de Magalhães Barata, que marcou época na vida política do Pará, na primeira metade do século XX. 

De acordo com Edyr Proença, do grupo Cuíra, o processo iniciou há quatro anos, com a instalação do grupo na antiga zona do meretrício, centro da cidade, hoje decadente, mas na época de Magalhães Barata, freqüentada pelo melhor da sociedade local, inclusive políticos renomados.

“A riqueza de casos relatados pelas mulheres ainda ali residentes por participação ou relatos orais de velhas prostitutas, motivou a idéia de resgatar essa fase tão rica da memória da cidade”, explica Edyr Augusto Proença do grupo Cuíra.

Em mais uma incursão na memória política da cidade, o grupo apresentou ano passado o espetáculo "Sem Dizer Adeus", que trouxe no elenco o ator Cláudio Barradas interpretando Magalhães Barata à beira de seu leito de morte. O eseptáculo foi baseado em uma história real, garimpada no livro escrito por Dalila Ohana, companheira de Barata após sua separação de Georgina de Oliveira Barata, e com quem ele teve filhos.

Magalhães Barata:  posse no governo do Estado, 1956.
Já em “Conversa Barata” reunirá advogados, jornalistas e políticos, que conheceram ou conviveram com o caudilho, com opiniões favoráveis e contrárias às suas ações, que fornecerão detalhes, contarão “causos” e responderão a perguntas do público, tudo sendo devidamente registrado para servir de informação ao resultado final.

Oficinas - O projeto vai realizar ainda cinco oficinas (Cenário/Figurino/Adereços/Interpretação/Canto), todas no Teatro Cuíra, local de fácil acesso, com rampa para cadeirantes, poltronas para obesos, mantendo-se pessoas prontas para atender portadores de outras deficiências.

E também vai envolver no trabalho moradores do entorno do Teatro Cuíra, que se localiza no centro de Belém, dentro da antiga zona de meretrício da cidade, buscando profissionalização, inclusão social, formação de talentos e de platéia, levando cultura e arte a diversos segmentos da sociedade, inclusive os excluídos por preconceito. 

O Grupo Cuíra quer levar Cultura e conhecimento a toda sociedade através do Teatro inclusive e principalmente a grupos de baixa renda, formando novas platéias e difundindo as Artes Cênicas. O Projeto Cuíra por Memórias tem o patrocínio da Petrobras através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Serviço Conversa Barata.

Serviço
Conversa Barata - No dia 16 de novembro, às 19h, no Teatro Cuíra (Entrada Franca). Inscrições abertas para as oficinas a partir do dia 17 (gratuitas).

Nenhum comentário: