6.11.11

Guitarrada de Mestre Vieira no Sesc Pelourinho

Mestre Vieira (fotos:  Renato Reis)
Mestre Vieira está em Salvador, onde mostrará, esta noite, sua guitarrada. O show vai acontecer no Sesc Pelourinho, no palco instrumental do Conexão Vivo Bahia.  Acompanhado dos músicos Pio Lobato (guitarra base), Vovô (bateria), Breno (baixo) e Bila (percussão), ele mandará sucessos como "Lambada Jamaicana" e “Lambada do Rei”.

“Minha guitarra é viva”, afirmou o músico ao falar de sua paixão pelo instrumento que aprendeu a tocar sozinho. Ao completar 77 anos, no último dia 29 de outubro, ele relembrou que já se interessava por música desde os cinco anos de idade.

“O primeiro instrumento que aprendi a tocar, e também sozinho, foi o bandolim, porque meu pai era português e dizia que a única música que prestava era o Fado”. Desde, então, a música sempre esteve presente em sua vida. Nas décadas de 70 e 80 experimentou grande sucesso, vendendo milhares de LP’s e sendo um dos mais tocados nas rádios do país. 

Ensaio no Casarão Floresta Sonora
A apresentação desta noite será gravada e irá compor o documentário que está sendo produzido sobre sua trajetória. Com o patrocínio do Programa Conexão Vivo, através da Lei de Incentivo à Cultura do Pará – Semear, o Projeto intitulado Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada também prevê também a gravação de um DVD.

A programação deste domingo em Salvador conta ainda com mais um grupo paraense. O Zarabatana Jazz convida Dayse Addario  e Claudia Cunha e abrem a noite. Logo em seguida entra no palco Mestre Vieira, seguido de Buguinha Dub (PE) e encerrando a festa instrumental, chega Carlos Malta e Pife Muderno (RJ).

Se Rasgum - No dia 20 de novembro, mais uma grande surpresa. Mestre Vieira fará uma apresentação especial em Belém, dentro da programação do Festival Se Rasgun, no Hangar Centro de Convenções. Em companhia de músicos que fizeram parte das primeiras formações do grupo Vieira e Seu Conjunto, ele resgatará músicas cantadas com letras que compôs entre os anos 70 e 80. 

Entre os grandes sucessos que rodaram nas rádios estão no repertório “Lambada da Baleia”, que fala sobre o caso inusitado de uma baleia que encalhou na orla de Barcarena, em 74, e “Melô do Bode”, guitarrada que virou hit no nordeste no início da década de 80. É aguardar para conferir.

Nenhum comentário: