3.11.11

Nômades traz oficina, palestra e espetáculo para Belém

O grupo é de Goiânia e chega a Belém para mostrar o espetáculo “Última Gota” nos dias 5 e 6 de novembro, às 20h, no Teatro Cuíra, com ingressos a R$15. Antes, no dia 04, haverá uma oficina e palestra sobre dança contemporânea com a coreógrafa Cristiane Santos. 

“Abordando situações em que os limites individuais são questionados, o espetáculo trata de superação”, analisa Cristiane Santos, coreógrafa residente do grupo desde sua fundação em 2002. 

Na palestra, Cristiane abordará o tema “Corpo e Contemporaneidade”, no Instituto de Arte do Pará (IAP), às 10h. Depois de se apresentar em Palmas, Florianópolis, Brasília, Goiânia e Campo Grande, o Nômade Grupo de Dança encerra sua turnê na capital paraense.  A circulação do espetáculo “Última Gota” é fomentada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010, em execução em 2011. “A ideia é ampliar a divulgação de nosso trabalho.

Ano que vem o grupo completa 10 anos. Precisamos romper fronteiras”, diz William Bernardes, coordenador geral do grupo. “Antes de sair pelo Brasil, o grupo fez a lição de casa e já havia se apresentado em várias cidades goianas, como Porangatu, Pirenópolis, Jaraguá e Quirinópolis”, complementa William.

“Última Gota” estreou em 2009 e desde então já integrou a programação de vários festivais como Festival de Dança de Juiz de Fora, Festival Internacional de Dança Paralelo 16, Festival de Artes Cênicas de Jaraguá, Festival de Artes de Goiás e Festival Danza en la Ciudad, em Bogotá (Colômbia). Criado como um núcleo experimental para alunos do Ensino Médio do antigo CEFET-GO (hoje IFG), o NGD desvinculou-se da instituição em 2004 para trilhar os caminhos de um grupo independente. 

Os bons resultados colhidos pelo trabalho desenvolvido sempre foram motivação para dar continuidade. “Goiânia tem um mercado de dança frágil. Além da burocracia, é difícil encontrar bailarinos profissionais e qualificados”, desabafa Cristiane. 

O grupo mantém uma rotina de ensaios diários e está sempre engajado em programas de formação de público junto às secretarias de Educação e Cultura da Prefeitura de Goiânia. “Já dançamos até em presídio. E em inúmeras escolas da periferia. Sem iniciativas como essa, dificilmente entraríamos em contato com esse público que não tem oportunidade e costume de ir ao centro e frequentar teatros”, calcula o coordenador William. 

Serviço
“Última Gota”, da Companhia: Nômades Grupo de Dança (GO). No Teatro Cuíra – Trav. Riachuelo com rua 1º de Março, Campina. Nos dias 05 e 06 de novembro , às 20h. Ingresso: R$ 10,00 (valor único). Mais informações sobre oficina e palestra: (91) 81777504.

Nenhum comentário: