1.11.11

Palco Giratório traz o Mão Molenga para Belém

O grupo pernambucano é um dos mais respeitados no país, quando o assunto é teatro de formas animadas. Em Belém, pela primeira vez, de 04 a 06 de novembro, dentro da quarta etapa do Palco Giratório, projeto do Serviço Social do Comércio (SESC), o grupo traz uma oficina imperdível e a apresentação do espetáculo “O Fio Mágico”.

Baseada nas sistemáticas de trabalho vivenciadas pelos integrantes do “Mão Molenga” ao longo de 25 anos, a oficina privilegia experiências práticas que incluem treinamento físico, diferentes técnicas de manipulação e confecção de bonecos. 

Os interessados devem correr, pois as vagas são limitadas. A oficina “Brincando com Mão Molenga” acontecerá nos dias 04 e 05 no SESC Doca e é voltada para atores, bonequeiros e arte-educadores. 

Nos dias 05 e 06 a Cia apresentará o espetáculo “O Fio Mágico”, que conta a história de Gérard, um menino impaciente que recebe o dom de adiantar o tempo manipulando o fio de sua própria vida. Mesmo diante de uma situação fantástica, que aparentemente resolveria seus problemas, o personagem se depara com conflitos entre o bem e o mal, o envelhecimento e a inevitabilidade da morte.

A vivência o leva a construir outro olhar sobre o significado da vida. A história mostra que é possível vencer obstáculos e ser bem sucedido mesmo sem se ter um dom especial. A apresentação será no Teatro Gasômetro (Parque da Residência), a partir das 19 horas com entrada franca.

A Cia Mão Molenga - Criada em Recife (PE), a Cia Mão Molenga é especializada em bonecos e formas animadas, atuando no teatro desde 1986. A Cia é composta por cinco integrantes, entre atores, arte-terapeutas e psicólogos. Com um currículo interdisciplinar, o grupo tem levado sua arte onde é possível sempre com o desejo de conquistar diferentes públicos e estimular novos artistas a seguirem o mágico ofício de dar vida ao inanimado. 

Com suas produções mais recentes o Mão Molenga chegou a diversas regiões do País através da participação no Palco Giratório e no Festival SESI Bonecos. Em TV, já são mais de 15 anos de experiência onde se destaca a Série 5 Séculos de História, que até hoje consta na programação de TVs públicas e educativas. 

Palco Giratório - Criado há 14 anos pelo Departamento Nacional SESC, o Palco Giratório tem por objetivo estimular e divulgar a produção artística brasileira, através da descentralização e desenvolvimento de meios de difusão e formação de saberes e práticas artístico-culturais, que se dá através de ações diversas, como apresentações, debates, oficinas e mesas redondas gratuitas, possibilitando assim a troca de experiências entre o público e as companhias de teatro e dança que se apresentam. 

Desta forma, através do projeto, o SESC Pará possibilitou a vinda de companhias reconhecidas nacionalmente, apresentando em diferentes espaços da cidade espetáculos de teatro, dança e circo, além de realizar oficinas e bate-papos, promovendo uma importante rede de intercâmbio artístico e cultural. Vieram para cá a Cia Persona & Teatro em Trâmite (Santa Catarina), Cia Namakaca (São Paulo) e Cia Dita (Fortaleza), recebendo agora em novembro, para encerrar as atividades, a Cia Mão Molenga. 

Serviço  
Oficina “Brincando com Mão Molenga”. De 04 e 05 de novembro - 15h às 19h (04/11) e 9h às 13h (05/11). No SESC Doca (Rua Manoel Barata, nº 1873). Inscrições: Gratuitas feitas através do dancaeteatrosescpa@gmail.com ou do 4005-9512. “O Fio Mágico” - 05 e 06 de novembro - 19h - Teatro Gasômetro (Parque da Residência). Entrada franca. Mais informações: (91) 4005-9512 (Ana Laura Cruz – Técnico responsável).

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Luciana!!

Passei para conferir seu post sobre o teatro em uma de suas formas mais incríveis!
Parabéns aos atores do "Mão Molenga"!

Aproveito e deixo um link com vídeos incríveis sobre esta arte, para adultos!

http://www.balaiovariado.com/2011/03/dia-21-de-marco-surpreenda-se-day-world.html

Abraços
Balaio Variado