5.11.11

Paraenses ilustram quadrinho sobre Descobrimento do Brasil

A ideia de um empresário paulista em fazer um filme para comemorar os 500 anos de descobrimento do Brasil não deu certo. O projeto, que ficou na gaveta algum tempo, agora resulta em um álbum em quadrinho que será lançado nesta segunda, 07 de novembro, em São Paulo. As ilustrações são de dois paraenses Andrei Miralha e Otoniel Oliveira. 

"Brasil 1500 - Segredo de Estado" será o primeiro de três volumes que serão lançados pela Devir. Neste, o quadrinho mostra as aventuras e desventuras de Gonçalo, um contador de histórias, que por salvar a vida do mapista da corte de Dom Manoel I, acaba vindo na esquadra de Cabral rumo ao descobrimento do Brasil até a posterior viagem às Índias, antes de retornarem a Portugal. 

“A série é marcada por espionagens, grandes batalhas e pelo romance de Gonçalo com Jandaíra, além de contar com personagens históricos com Pedro Alvares Cabral, Vasco da Gama, Pero Vaz de Caminha, dentre outros”, revela Andrei.

Idealizado em 1992, pelo empresário Fábio Fonseca, um apaixonado por história. De acordo com Andrei Miralha, ele teve a ideia de fazer um filme para comemorar os 500 anos de descobrimento do Brasil e chegou até a alugar um escritório na Warner para produzir o filme.

“Mas devido as muitas dificuldades em captar toda a verba para o que seria uma grande produção com viagens em alto mar, palácios, caravelas e grande elenco, ele acabou retornando ao Brasil e resolveu transformar aquele roteiro em histórias em quadrinhos, depois que viu uma matéria sobre o álbum de quadrinhos Galvez, O Imperador do Acre (produzido em 1999 e lançado em 2004) do quadrinhista paraense Miguel Imbiriba, em que trabalhei como ilustrador assistente”, conta Andrei.

Miralha e Otoniel partem neste sábado de Belém. Vão participar da festa de lançamento do quadrinho “Brasil 1500 – Segredo de Estado”, que acontecerá nesta segunda-feira, 07, no Edifício Sede da FIESP, na Av. Paulista, às 19h. O lançamento em Belém ainda não tem data marcada. .

Animação - Andrei Miralha faz parte da boa safra da animação paraense. 

Este ano, além deste projeto em quadrinhos, Andrei lançou um DVD com dois curtas.

“Admirimiriti” (2005 – IAP), que foi exibido na França dentro de uma Mostra Latina Americana de animação, e “Nossa Senhora dos Miritis” (2010 – Lei Rouanet – Banco da Amazônia). Além deles, o DVD traz um documentário sobre os brinquedos de miritis produzidos na cidade de Abaetetuba, no interior do Pará, símbolos da maior festa religiosa do país, o Círio de Nazaré. 

Andrei também é autor de Muragens (2008 – IAP), que chegou a ser selecionado para a Mostra Competitiva do Anima Mundi em 2009 e, mesmo não ganhando prêmio foi convidado pela curadoria do festival para fazer parte de uma mostra de curtas premiados do Anima Mundi em Portugal. “Uma honra”, reflete Miralha. 

Trabalhando atualmente na parte de animação do curta “Quem vai levar Mariazinha para Passear” (Prêmio Curta Criança – Minc – Dir. André Mardock e Roteiro: Ester Sá) o animador, que também vem da área de arquitetura, diz que esta tem sido uma experiência prazerosa e que difere das outras já executadas por ele em 2 e 3 D. 

O projeto mexe com ação direta e animação de recortes de papel (Maurício Franco), onde os pedacinhos formam os bonecos que, sem esqueleto por dentro do personagem, são animados em ambiente tridimensional. NO ano que vem, a produção será veiculada nacionalmente pela TV Brasil.

Nenhum comentário: