16.11.11

"Samblack" comemora Dia da Consciência Negra

Gii no "Tributo à Clara Nunes", em agosto deste ano
Após sucesso do Tributo à Clara Nunes Gigi Furtado volta ao palco da Black Soul Samba na sexta, 18, com show “Samblack” em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no país em 20 de novembro.

Elza Soares, Chico Cézar, Jorge Benjor e Paula Lima estão no repertório da cantora, montado com arranjos especiais, trazendo todo o batuque afro para cada música interpretada. No decorrer do espetáculo este repertório vai sendo todo alinhavado e costurado durante a apresentação, levando o público a uma atmosfera musical, proporcionado momentos de entretenimento e boa música. 

Além do carisma evidente de Gigi Furtado, que interage de maneira efetiva, dando dinâmica diferenciada ao show. “Desde que fiz o tributo à Clara, meu trabalho vem ganhando essa vertente afro, então, esse show é o resultado dessa pesquisa nova que venho fazendo. Tem muito igexá, muito batuque mesmo”, adianta Gigi Furtado. 

De acordo com ela, “a recomendação é que o público calce sapatos confortáveis”, e assim aproveitar cada momento de um show que tem como premissa não deixar ninguém parado. Acompanhada da banda “Cavaleiros de Jorge”, com quem divide o palco há mais de dois anos, Gigi está a frente de um laboratório comprometido com o fazer musical.

Composta por André Andrade no violão, André Brasil na bateria e Alexei Moreira no baixo, os “Cavaleiros de Jorge” são os responsáveis pela africanidade de cada música no show Samblack de Gigi Furtado. 

Sobre o dia da consciência negra Celebrado em todo o Brasil desde a década de 60, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, em homenagem a data de nascimento de Zumbi dos Palmares. 

O reconhecimento ao dia ganhou peso maior a partir da década de 90, quando passaram a ser realizadas as “semanas da consciência negra”, quando diversas atividades para reflexão, como palestras e oficinas, são organizadas pelo Movimento Negro brasileiro.

A Black Soul Samba, tem a percepção de estar dentro desse movimento de reflexão sobre o papel do negro, e se insere entre os que alertam a sociedade contra o preconceito e inferiorização do negro. Por isso, o show “Samblack” não é apenas mais uma atração do coletivo, e sim uma forma de homenagear Zumbi dos Palmares.

Além do show de Gigi Furtado & Os Cavaleiros de Jorge, os DJ’s residentes Kauê Almeida, Eddie Pereira, Fernando Wanzeler, Homero da Cuíca e Uirá Seild colocam seus vinis, CDs e cuíca nas duas pistas do Palafita. 

Serviço  
“Samblack” com Gigi Furtado & Os Cavaleiros de Jorge – Homenagem ao Dia da Consciência Negra na Black Soul Samba. Nesta sexta, dia 18 de novembro, no bar Palafita, que fica na Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, a partir das 21h. Entrada à R$10,00. As primeiras 50 pessoas só pagam a metade. Escute a Black na Rádio! Toda quarta-feira, com reprise aos sábados, sempre das 21h às 23h na Unama FM – 105.5 Informações  (91) 8190 8270 / 8889 3639/(91) 8413 0861 e blacksoulsamba@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: