25.11.11

Textos sobre loucura, família e sexo no Curta Cena

Nelson Rodrigues
A Casa da Atriz – coletivo de artistas e técnicos em artes cênicas – apresenta mais uma edição do Curta Cena. A mostra é um exercício do fazer teatral e neste final de semana traz cenas com textos de Qorpo Santo, Nelson Rodrigues e Bertolt Brecht - sexta, 25, e sábado, 26, sempre às 20h.

Eu sou. Essa pequena frase de conotações bíblicas reflete muito bem o espírito deste trabalho que reúne atores e atrizes para num exercício de convivência, simplicidade e confiança, receber o público e com ele dividir sua lida e sua vida. Batizado de “As Relações Naturais”, é um espetáculo itinerante que inicia em frente à Casa e segue pelos cômodos adentro. 

Cada espaço é preenchido por uma história diferente, ligadas entre si por pequenos detalhes, como a cenografia econômica e algumas vezes simbólica – referência ao teatro japonês – e um certo confinamento dos atores em pequenos espaços, além de elementos presentes em cenas diferentes. As cenas são costuradas por Leão, personagem interpretado por Nilton Cézar, que conduz os espectadores.

“Gosto de falar de gente. Meus livros, filmes e peças prediletos são sempre aqueles em que o ser humano é o miolo. Tudo girando em torno dessa misteriosa e magnífica criatura,” justifica Hudson, diretor do espetáculo. 

Para intercalar as cenas foram escolhidos trechos da obra do escritor gaúcho José Joaquim Leão, autodenominado Qorpo Santo. O título do espetáculo, As Relações Naturais, faz referência a uma de suas peças, textos densos e estranhos, escritos por um homem que lutou grande parte da sua vida contra o estigma de louco.

Um momento de grande beleza e emoção está em “A Dama da Noite”, onde a atriz Thatiana Rabelo interpreta personagem de Caio Fernando Abreu: “Queria falar de uma situação corriqueira, de uma pessoa comum, mas acabei encontrando uma mulher que procura o verdadeiro amor de uma forma nada banal”.

Já o ator Leoci Medeiros, que atualmente pesquisa a vida de Bertolt Brecht, leva à cena um belíssimo poema do dramaturgo alemão: “Brecht exige muito do ator. É um trabalho que precisa ser muito bem vivido, técnica e emocionalmente.” 

Dheyvyth Guylhermeth e Cleber Cajun vivem uma cena chocante de Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues. “Entre tantos personagens televisivos que ridicularizam os gays, é bom mostrar que o amor entre homens, mesmo violento, pode ser verdadeiro sem ser caricato”, afirma Cleber, que também conta a história da sua família em “Nada de Novo Debaixo do Sol”.

Estão ainda no elenco Juliana Porto, Fernando Sarmento e Bernard Freire. A ambientação cênica é de Néder Charone, a Iluminação de Sônia Lopes, assistência de Luciana Porto e produção de Yeyé e Paulo Porto “Todos somos filhos de Deus, só não falamos as mesmas línguas...”, diz Hudson Andrade, lembrando a canção de Lenine. “Onde mais, senão no teatro, pessoas tão diferentes poderiam sobreviver debaixo do mesmo teto?” conclui o diretor. 

Serviço
Curta a Cena: As Relações Naturais. Dias 25 e 26 de novembro, às 20h. Direção: Hudson Andrade. Produção de Yeyé e Paulo Porto. Contatos: casadaatriz@gmail.com / 8199 1322 / 8290 3165 / 8290 3166 / 8733 2067. Casa da Atriz - Rua Oliveira Belo, nº 95, entre Generalíssimo e D. Romualdo de Seixas.

( texto da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: