4.11.11

Três vezes Adriano Barroso no Amazônia Doc

O Amazônia Doc inicia amanhã, no cine Olympia, com uma enxurrada de documentários, curtas e longas de ficção. Na abertura, será mostrado o inédito “Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios”, longa metragem de Beto Brant, rodado na Amazônia. No elenco, atores paraenses, destacando-se Adriano Barroso que desponta em mais dois curtas que fazem parte da programação competitiva “Ribeirinhos do Asfalto” e “Matinta”. 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Amazônia Doc traz para Belém o melhor em matéria de documentários feitos na Amazônia, seja ela brasileira ou internacional. Desde o ano passado, porém, o evento vem abrindo espaço também às produções de ficção, sem perder seu foco principal. 

Um dos momentos aguardados na abertura é a exibição do longa do cineasta paulista. Beto Brant filmou em 2010, em Santarém, reunindo no elenco principal Camila Pitanga (Lavinia) e os atores Gustavo Machado e Zé Carlos Machado. Juntos eles formam o triângulo amoroso que tenciona a história. 

O filme é uma adaptação cinematográfica do romance homônimo do escritor Marçal Aquino, publicado em 2005 pela Cia. das Letras. Mais uma vez, a parceria entre Beto e Marçal, promete. Já funcionou em “Os Matadores”, “Ação Entre Amigos” e “O Invasor”. Desta vez, o pano de fundo é um Brasil perfeito para uma história de paixão desesperada.

Nesse cenário, o romance entre o fotógrafo Cauby e a instável Lavínia, mulher fascinante de dupla personalidade (casada com o líder religioso local), é um gesto de delicadeza insuportável em meio à brutalidade e à cobiça. 

Com Dira em "Ribeirinhos"
O ator paraense Adriano Barroso, que também fez parte do elenco está em Recife filmando um novo trabalho. Em contato com o Holofote Virtual, ele disse que chega em Belém neste sábado, 05, especialmente para participar da abertura do Amazônia Doc.

Além do longa de Beto, Adriano também anda figurando no Amazônia Doc, assim como em outros festivais brasileiros através das exibições dos curtas “Matinta”, de Fernando Segtowick e “Ribeirinhos do Asfalto”, de Jorane Castro, premiados em festivais como o de Brasília e Gramado, respectivamente. Em ambos ele contracena com a atriz Dira Paes. 

“Estou em um momento bom da carreira de cinema. Tenho outros convites para o ano que vem, muito em consequência de meus últimos trabalhos em Matinta. Ribeirinhos e agora o Eu receberia...”, conta Adriano que também já recebeu convite para fazer uma série da Globo em 2012. 

“Aprendi muito com essa experiência com o Beto Brant, até porque foi uma reunião de artistas que deu frutos como o Aldeotas por exemplo”, diz ele referindo-se ao contato que teve com o poeta , ator e dramaturgo Genro Camilo, que também esta no elenco do longa, e é autor do texto Aldeotas – Lugar de Memória, montado pelo Grupo Gruta, este ano, em Belém, encenado por Adriano e Ailson Braga, com direção de Henrique da Paz. Sem dúvida um dos melhores espetáculos mostrados este ano por aqui. 

Em Recife, Adriano está fazendo “Periscópio”, do diretor Marcelo Costa, filme que conta a história de uma vila de pescadores que tem sua rotina modificada quando aparece na praia um sobrevivente de um desastre aéreo e que perdeu a memória. 

E em ""Matinta"
“Além disso, ele não fala a língua dos habitantes da ilha”, conta Adriano que faz parte do elenco principal junto aos atores Carlos Ramiro, de Porto Alegre e Brenda Ligia, de Recife. 

Amazônia Doc - O festival traz sete dias de programação inteiramente gratuita, voltada a todos os públicos. Será uma semana de Mostras Competitivas, Mostras Paralelas, Conferências, Debates e Oficinas. 

O festival contempla a exibição e premiação dos gêneros documentário e ficção produzidos nas diversas Amazônias, aprofundando as questões sociopolíticas e de fomento relativas ao audiovisual. 

Na Mostra Competitiva, os melhores filmes de curta, média e longa-metragens nacionais e internacionais disputarão os prêmios de Melhor Longa e Melhor Curta Documentário e Melhor Longa e Melhor Curta de Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Filme, eleito pelo voto popular. Saiba de toda a programação do Amazônia Doc, aqui

Serviço
Abertura do Amazônia Doc. Neste sábado, 05, às 19h30, no Cine Olympia - Pres. Vargas. Exibição dos filmes "Um Outro Ensaio", curta de Natara Ney, e do longa "Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios", de Beto Brant. "Ribieirnhos do Asfalto" será exibido no dia 07 e Matinta"', no dia 9 de novembro, dentro da Mostra Competitiva de Curta Metragem. Entrada franca.

Nenhum comentário: