14.12.11

Teatro de formas animadas e brincadeiras de boi

Ensaio ontem à tarde
Os princípios do ofício de bonequeiro e a experimentação do teatro de formas animadas são os principais focos do projeto “Olhos de Papel de Seda”, que escolheu como tema as “brincadeiras” do Boi Malhadinho, do Guamá, e do Boi de Máscara, de São Caetano de Odivelas – manifestações folclóricas da cultura popular - e as colocou no espetáculo "Toadas de Papel do Boi Rulieu". A estreia é neste sábado, 17, a partir das 21h, encerrando o ciclo de apresentações do Circuito das Artes, no Instituto de Artes do Pará (IAP). Entrada franca.

Contemplado com a Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação do IAP, a pesquisa teve como matéria prima o olhar das crianças sobre as manifestações populares e consultoria de Ronaldo Silva, do Boi Pavulagem, e Aníbal Pacha, da In Bust Teatro com Bonecos.

“Agrupamos atividades de com desenhos e brincadeiras, onde as crianças pudessem expressar o que sentiam e viam diante de uma manifestação popular. A partir disso identifiquei os tipos de papel a serem usados na construção dos bonecos e vários elementos que estão somando para dar início a construção de um espetáculo”, explica Aline Chaves que coordena o projeto e dirige o espetáculo. 

Aline Chaves conta com a colaboração de David Matos, que assina a dramaturgia do espetáculo e divide com ela a direção. “O mais importante não é representar é brincar, ter compromisso com a brincadeira”, diz David, que está trabalhando junto ao elenco com jogos e brincadeiras. 

Aline Chaves e David escolheram como inspiração, a estética e as imagens do Boi Malhadinho, um boi tradicional, que trabalha basicamente com crianças do bairro do Guamá e o Boi de Máscara Faceiro em sua versão Junior, de São Caetano de Odivelas. 

“Mas como pesquisa e estrutura de dramática estamos fazendo um Bruno de Menezes. É um auto popular misturado a um auto de natal. É a comédia do boi que a gente quer montar, por isso temos Catirina, vaqueiros e índios entre outras personagens originais da brincadeira do boi”, explica David.

Griôs manipulam os bonecos.
“O interesse em somar a experiência de teatro de animação com esta manifestação parte do meu entendimento de a arte na vida de uma criança é tão importante quanto qualquer outra necessidade para viver; como alimentar-se, vestir-se, calçar-se”, reforça Aline. 

Para ela, não somente para crianças, mas para qualquer outro ser humano. “A arte é indispensável no cotidiano e todos, pois esta última pode exprimir seus próprios sentimentos através de um desenho, de uma escultura, do teatro como forma de comunicação”, conclui. 

Programação - Aberto desde o dia 7 de dezembro, o Circuito das Artes traz o resultado das experimentações realizadas pelos artistas contemplados pela Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística de 2011. 

Além de Olhos de Papel de Seda, a programação do dia 17 traz ainda as apresentações dos espetáculo “A paixão segundo o Gruta “, de Adriano Barroso e “Dançar o Invisível”, de Marina Mota. 

Nesta quarta-feira, 14, o público confere a palestra A Amazônia na produção cinematográfica de Líbero Luxardo, às 19h, no auditório da instituição e o espetáculo Tremolé – o novo ritmo quente, vibrante e dançante do Pará, às 20h30, no anfiteatro. 

Catirina e Chico
Ficha Técnica – Olhos de Papel 

Elenco: André Butter, David Matos, Hanna Zíngara, Mylena Santana,Tatyane Alvez; Consultoria Artística: Anibal Pacha, Ronaldo Silva. Partitura Corporal e Direção Musical: Rutiel Felipe. Dramaturgia: David Matos. Cenografia: Aline Chavez, David Matos. Atelier de Criação e Construção de Bonecos: Aline Chavez. Assistentes de Atelier: Jessica Luz, Sônia Barros, Thomaz Cruz.
 
Estagiários de Atelier: Michele Neves, Rafael Chaves, Tamara Rodrigues, Trajano Neto, Victoria Passos. Desenhos: Aghata Neto, Carol Barros, Enzo Macêdo, Jhenyfer Neves, Mateus Gabriel, Victoria Passos. Iluminação: David Matos, Milton Aires. Assessoria de Comunicação: Luciana Medeiros. Projeto Gráfico: Carol Abreu. Fotografia: David Matos. Produção: Aline Chavez, André Butter, Carol Abreu, David Matos, Rutiel Felipe. Direção: Aline Chavez, David Matos, Rutiel Felipe. Coordenação: Aline Chavez.  

Agradecimentos: Boi Faceiro, Boi Malhadinho, Boi Orube, Boi Mascotinho, Rondi Palha, Jocatos, Eudes Aquino, Caetano Gecerino, João Cirilo Neto, Renato Torres, Fernanda Torres, André Mardock, Andréia Rezende Francisco Aires, Carmen Ribas, Alexandre Sequeira, Andrei Miralha, Jobinelson Junior, Leandro Ferreira, Carol Dias, Leny Monteiro, Sandy Diniz, Ruth Helena, Kate Titan, Andreia Barros, Bruce Macêdo, Carla Beltrão, Biriba Matos Rezende Chavez, Prof. Glaucio, Prof. Sheila, Sandreane Arrais, Ana Rosa, Waldiney Machado, Argentino Neto, Jassar Protázio, Raimundo Junior, Ionaldo, Jorge Ramos, Felipe Pamplona, Ednaldo Britto, Fabio Cavalcante, Sandra Lima, Dora, Evaldo, Faísca, Mestre Rubens, Pessoa, Nonato, Éder Oliveira, José Maria, Grupo Mão Molenga, Marcondes Lima, Caio Fábio, Fernanda Salles, Maurício Franco, Edielson Goiano, Evanildo Mercês, Sônia Massoud, Ruth Natalina, Marina Mota, Cristina Costa, Denise Souza. 

Parcerias: Studio Pilates, Grupo Casa de Folha, Colégio Moderno. Apoio: Ballare, Colégio Dom Mário, Fundação Tancredo Neves, Sindifisco Nacional, Casarão do Boneco, Toca do Papel, Boi Faceiro.

Nenhum comentário: