26.1.12

Mostra reúne cinco dos melhores filmes de 2011

Eles foram os eleitos na opinião da Associação de Críticos de Cinema do Pará. Escolha difícil que deixou de fora "A Fita Branca", de Michael Haneke,  "Cópia Fiel", Abbas Kiarostami e "A Pele que Habito", de Pedro Almodóvar. A eleição realizada há 49 anos pela ACCPA precisou crivar muito para que a mostra coubesse numa semana de exibição.  Dois dos filmes escolhidos, estão indicados ao Oscar de Melhor Filme. Programação até domingo, 19h, com entrada franca, no Cine Líbero Luxardo.

“Árvore da Vida”, indicado ao Oscar de Melhor Filme e também a Melhor Fotografia e Melhor Direção, já foi exibido na quarta-feira, 26, abrindo a mostra. “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen, indicado ao Oscar de Melhor Filme, e que também está concorrendo a Melhor Direção, Roteiro Original e Direção de Arte, será exibido na sexta-feira, 27. 

Além deles, estão no programa “Cinema Socialismo”, de Jean Luc Godard, Melancholia, de Lars Von Trier e “Em Um Mundo Melhor”, de Suzanne Bier. É claro que haveria mais filmes a serem programados, como os que ficaram, mas a ACCPA teve apenas uma semana para a mostra no cine Líbero Luxardo, uma pena. É sempre bacana ter a oportunidade de rever os bons filmes do ano anterior, no telão novamente. Os críticos então fizeram uma lista com os que foram exibidos mais recentemente em Belém, ficando em curtíssimas temporada, não só no circuito comercial, como nas salas mais alternativas da cidade. 

Woody Allen, no set de Meia Noite em Paris
"Filme Socialismo", que será exibido nesta quinta-feira, 26, é o mais novo trabalho de Jean-Luc Godard. 

Nessa obra, o diretor francês, um dos percussores da Nouvelle Vague, mostra os passageiros de um cruzeiro debatendo história, política e geometria, enquanto uma festa, gravada com câmera doméstica, transcorre. Sem ordenamento narrativo, Godard vai jogando na tela seu discurso, e retransmitindo através da fala de variados personagens sua insatisfação com a sociedade contemporânea. 

Na sexta-feira, 27, quem não viu Meia Noite em Paris, melhor não perder a oportunidade que aliás, é gratuita. Autor, comediante, escritor e artista consagrado, Woody Allen renovou sua arte com Meia Noite em Paris, um filme nostálgico e profundamente sensível. Traz Owen Wilson no elenco, como Gil, um escritor que sempre idolatrou escritores americanos como Hemingway e quis ser como eles, mas só conseguiu ser um roteirista fracassado em Hollywood. Mas a sorte dele estava prestes a mudar quando, em Paris, mergulha num universo novo que irá atiçar sua criatividade.

Já o polêmico e lindo Melancholia rendeu prêmios para a atriz Kirsten Dunst. O diretor e cineasta criador do Dogma 95, Lars Von Trier diz que seu longa é um ‘belo filme sobre o fim do mundo’. Não perca também, a sessão será no sábado, 28. 

Melancholia
E por fim, “Em Um Mundo Melhor” encerra a mostra no domingo, 29. A produção dinamarquesa e sueca venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2011. Conta a saga de um médico que trabalha num campo e refugiados na África, e seu relacionamento com os filhos.

Serviço
Mostra Melhores filmes de 2011 eleitos pela ACCPAA. Parceria da associação com o Cine Líbero Luxardo - Av. Gentil Bittencourt, 650 – Centur. As sessões começam sempre às 19h. Antes, há uma apresentação dos críticos da ACCPA. Entrada Franca (filmes inadequados para menores de 12 anos).

Nenhum comentário: