3.2.12

Elf reabre com exposição de Luis Trimano

Depois de passar o final de 2011 celebrando seus 30 anos e mais de 300 exposições, a Elf Galeria inicia oficialmente a temporada de 2012 trazendo uma exposição individual de desenhos e serigrafias do artista gráfico argentino Luis Trimano, que, apesar de ser um dos nossos hermanos do cone sul, é bastante conhecido em terras brasileiras. 

Sua arte recebe influência do muralismo mexicano e da pintura realista argentina dos anos 40 e 50. Ao mudar-se para o Brasil, em 1968, desenvolveu seu lado caricaturista e ilustrador em jornais como o Globo, Folha de São Paulo, Jornal da Tarde e revistas como Veja e Realidade. Participou de algumas publicações no lendário Pasquim, e instalou-se no Rio de Janeiro em 1974, onde reside atualmente.

Luis Trimano ilustrou poesias de Carlos Drummond de Andrade e Khalil Gibran. É autor da capa do disco “Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock”, de Raul Seixas e “Pranto de Poeta”, de Cartola. Seu trabalho influenciou a obra de Cassio Loredano, grande caricaturista brasileiro, pesquisador da arte de Luis Trimano e autor do livro “Luís Trimano: desenhos, 1968-1990” (1993). 

Na exposição da Elf Galeria, o público paraense poderá ver uma amostra deste grande artista: são 20 trabalhos, entre desenhos de nanquim sobre papel e serigrafias, que ilustram a criatividade argentina, mas carregada de brasilidade de Luis Trimano. 

No período do carnaval, onde as ruas estão repletas das cores dos confetes, o preto no branco presente nestas obras certamente trará uma folia visual diferente para os amantes da arte no Pará. 

Luis Trimano é natural de Buenos Aires, nascido em 1943, realizou sua formação em ilustração e artes na capital Argentina até que em 1968 migrou para São Paulo, onde atuou como caricaturista e ilustrador nos principais jornais diários e veículos da imprensa alternativa paulista e carioca. 

Adotou o Rio como endereço desde 1974, dando prosseguimento as suas atividades nas páginas do Jornal do Brasil, O Globo, Última Hora, Tribuna da Imprensa, e Pasquim, entre outras publicações.

O vernissage será no próximo sábado, 4 de fevereiro, às 11h, para convidados. A exposição estará aberta ao público de 6 a 29 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, de 10 às 13h e de 15 às 19h e aos sábados, de 10 às 14h. 

(texto enviado pela Elf Galeria)

Nenhum comentário: