21.2.12

Fotoativa com inscrições abertas para oficina

Um mergulho no universo da luz e da imagem: esta é a essência da oficina “Photomorphosis: Do Artesanal ao Digital”, ministrada pelo fotógrafo e educador Miguel Chikaoka. As inscrições estão abertas para o curso, que ocorrerá ao longo dos meses de março, abril e início de maio de 2012 em Belém. 

Uma das mais tradicionais oficinas oferecidas pela Fotoativa, Photomorphosis traz uma proposta diferenciada porque busca estimular um olhar crítico do participante sobre o processo de construção fotográfica.

“A finalidade é introduzir conhecimentos essenciais sobre origem, registro e tratamento da imagem fotográfica e estimular a leitura crítica sobre as possibilidades do fazer fotográfico e seus desdobramentos”, explica Chikaoka.

O programa será desenvolvido através da construção e do uso de dispositivos artesanais, dinâmicas de deslocamento dos sentidos da percepção, expedições e exploração ponderada dos recursos tecnológicos atuais. 

As aulas serão realizadas do dia 07 de março ao dia 09 de maio, com encontros semanais às quartas-feiras no espaço do Fórum Landi, no bairro da Cidade Velha. Outras atividades práticas, como laboratório e saídas fotográficas, terão datas e horários a combinar. 

A oficina é voltada a qualquer pessoa com interesse, com idade a partir de 16 anos, não exigindo conhecimento prévio de fotografia. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de março na sede da Fotoativa. 

Miguel Chikaoka é engenheiro eletrotécnico formado pela Universidade de Campinas e iniciou na fotografia no final dos anos 1970, período em que morou como bolsista na França . Vive desde 1980 em Belém, onde se consolidou como fotógrafo e fundou a Fotoativa. 

Tem obras em acervos do Museo de Arte de las Américas – OEA (Washington-EUA), Secretaria de Cultura do Estado do Pará, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (RJ) e Coleção Pirelli MASP (SP), entre outros. É sócio-fundador da Kamara Kó Fotografias e trabalha atualmente como assessor do Centro Cultural SESC Boulevard, em Belém. 

Conteúdo programático da oficina: A luz e o principio da formação da imagem; Os meios de captura e armazenamento da imagem: análise comparativa dos processos analógico e digital; Evolucão dos meios e processos; Relações entre intensidade da luz, abertura, tempo de exposição, profundidade e movimento; Sensibilidade e resolução Luz contínua natural e artificial: combinações e modelagens; Luz instantânea: uso inteligente e criativo; Imagem e informação: elementos de construção e composição da imagem; Processo criativo: séries, ensaios e projetos; Banco de imagens: identificação, legendas e palavras-chave.

É necessário possuir 1 câmera fotográfica. Investimento: R$ 600,00 Inscrições: até 05 de março de 2012 na sede da Fotoativa (Praça Visconde do Rio Branco – Praça das Mercês, nº19 – Campina – Belém/PA) + Info: (91) 3225-2754, a.fotoativa@gmail.com, www.fotoativa.org.br

Serviço
Oficina Photomorphosis: do Artesanal ao Digital Quando: 07 de Março a 09 de Maio de 2012. Encontros semanais às quartas-feiras, 19h30 às 21h30, mais práticas, laboratório, consultas e saídas fotográficas. Onde: Fórum Landi (Rua Siqueira Mendes, n° 60 - Praça do Carmo - Cidade Velha - Belém/PA) Carga horária total: 52 horas Nº de vagas: 20 Público Alvo: Interessados a partir de 16 anos.

Nenhum comentário: