9.2.12

Fotógrafos fazem releitura de obras modernistas

100menos10
Noventa anos se passaram desde que um grupo de artistas brasileiros decidiu mostrar as inquietações de sua época, o que ficou conhecido na história como “Semana de Arte Moderna de 22”. O movimento ganha agora, de forma curiosa, uma releitura da fotografia paraense, na exposição 100menos10, que abre no próximo dia 13, na Galeria Theodoro Braga.

Anita Malfatti e Di Cavalcanti, pintura, Victor Brecherett, escultura, Mário e Oswald de Andrade, literatura, Antonio Garcia Moya, arquitetura e Heitor Villa-Lobos, como expressão da música são alguns dos nomes mais destacados. Curiosamente, a fotografia, já muito usada na época, foi deixada de lado. E é ela que vem agora fazer uma releitura contemporânea do Movimento Modernista. 

De 13 de fevereiro até 16 de março na Galeria Theodoro Braga do CENTUR, em Belém-PA, 13 fotógrafos (Alan Soares, Alberto Bitar, Elza Lima, Emídio Contente, Fatinha Silva, Flavya Mutran, Ionaldo Rodrigues, Luciana Magno, Michel Pinho, Miguel Chikaoka, Luiza Cavalcante, Pedro Cunha, Walda Marques) e 01 artista visual que utiliza a fotografia (Roberta Carvalho), prometem “recontar” essa história, cada um interpretando uma obra modernista “100menos10" trás uma visão paraense dos 90 anos da semana que abalou as bases das artes no país. 

De Luiza Cabral
Segundo o curador e idealizador do da exposição, o também fotógrafo Guy Veloso (recentemente curador da pasta de Fotografia Contemporânea Brasileira junto com Rosely Nakagawa na XXIII Bienal Europalia na Bélgica), “mais que um deslumbre nostálgico, queremos desde já levantar questões, trocar estática pela estética. 

Pensar o que estes 10 anos até o centenário nos reserva”. Além dos que estiveram presentes em 1922, foram “convidados” à festa Tarcila do Amaral e o paraense Ismael Nery (ambos à época na Europa), tão como um contemporâneo, o ator e diretor Zé Celso Martinez, que até hoje prega os ideais antropofágicos em suas peças.

A coletiva contará também com a intervenção da artista Drika Chagas que fará em grafite estilização de desenhos arqueológicos Amazônicos. Um paralelo interessante, já que Roberta Carvalho utilizará simultaneamente técnicas high-tech de projeção digital. 

De Elza Lima
A programação conta também com as palestras “Semana de 22: Tradição e Modernidade”, por Ernani Chaves, no dia 16 de fevereiro e “Diálogo com a ausência: a fotografia e a semana de arte moderna”, por Michel Pinho, no dia 16 de março,sempre das 18h30 às 21h.

Haverá também horários de visitação extendidos, uma curiosa inovação trazida pelo curador Guy Veloso, chamada de “Sessões Coruja”. Nos dias 02 e 09/03, a visitação irá até 21h. A organização também avisa que "Sim. É permitido fotografar dentro da galeria durante esta exposição”. Leia o texto do curador

Serviço 
"100menos10" - abertura no dia 13 de fevereiro, 19h – (segunda-feira), na Galeria Theodoro Braga - Centur - Av. Gentil Bittencourt, 650, subsolo – Nazaré. Belém-PA. Entrada franca. É permitido fotografar. Visitação de 14 de fevereiro a 16 de março, segunda a sexta-feira, de 09h às 17h30. Mais informações: Site: www.100menos10.com.br (a partir de 10.02).

(Texto enviado por Deborah Cabral)

Nenhum comentário: