22.2.12

Homenagem inconsteste da Black a Wilson Simonal

Em comemoração ao aniversário de Wilson Simonal, a Black Soul Samba leva ao palco do Palafita o músico Roguesi, num tributo ao autor de sucessos eternos da soul music brasileira, como “Sá Marina”, “Nem vem que não tem” e “Vesti azul”. Além disso, os DJs residentes do Coletivo Black Soul Samba garantem o revesamento das pistas, colocando todo mundo pra dançar.

Ele faria 73 anos neste 23 de fevereiro, caso sua cirrose alcólica não o tivesse levado em junho de 2000. Seus 20 anos finais de vida foram marcados pelo ostracismo e depressão, onde a causa remota ao boato de que teria sido “dedo duro” durante o período da ditadura militar brasileira. 

Wilson Simonal não morreu feliz, mas deixou um legado de canções belas, cheias de swingue e muito representativas para a história da música negra no Brasil. Para homenageá-o a Black Soul Samba apresenta seu tributo, tendo o músico Roguesi – o mesmo do Tributo a Tim Maia – como o ínterprete da noite.

“Desde muito pequeno ouvia Simonal, pelo qual meus pais eram fãs e tinham todos os discos, ficou gravado na minha memória a canção ‘Mamãe passou açúcar em mim’, quando me interessei pela música”, informa Roguesi, mostrando que a relação musical com Simonal está nas raízes de sua formação. 

Roguesi
Pai dos também músicos Wilson Simoninha e Max de Castro, Simonal teve sua história resgatada e esclarecida em 2009, quando foi lançado o documentário “Simonal – Ninguém sabe o duro que eu dei”, dirigido pelo ator Cláudio Manoel, segundo o qual, o músico "pagou uma pena dura demais, desproporcional ao que ele fez, porque sua condenação foi até o fim da vida. Para ele, não teve anistia”. 

Nas palavras de Chico Anysio, “se Simonal fosse dedo-duro, não seria preso, seria condecorado”. Ao lado de Roberto Carlos, Simonal foi o músico mais popular do período, mas que hoje continua festejado não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, tendo suas músicas tocadas por DJs em toda a Europa e em trilhas sonoras de filmes importantes como Cidade de Deus (2002). Na noite desta sexta, 24 de fevereiro, Simonal será lembrado pelas alegrias das músicas que deixou. E o timbre grave da voz de Roguesi vai emprestar o tom certo às clássicas melodias, pra fazer o povo inteiro cantar.

Serviço
Tributo a Wilson Simonal na Black Soul Samba. Nesta sexta, 24 de fevereiro de 2012, a partir das 21h, no Bar Palafita, que fica na Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, na Cidade Velha. Ingressos a R$10 e R$ 5 para os 50 primeiros convidados. Mais Informações: (91) 8413 0861/ 8190 8270 / 8889 3639. Escute a Black na Rádio Unama FM – 105.5, toda quarta-feira, 21h, com reprise aos sábados, às 22h. Visite o blog www.blacksoulsamba.blogspot.com

(enviado por Dani Franco, da assessoria da Black Soul Samba)

Nenhum comentário: