6.2.12

Obra retrata expedições feitas na Amazônia

Escrito pelo ambientalista João Meirelles Filho, o segundo volume da série Grandes Expedições à Amazônia Brasileira será lançado nesta terça-feira, 07, a partir das 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard. Além de autografar os exemplares, o autor ministrará palestra sobre o processo de catalogação dos dados e imagens do livro. O projeto tem apoio do MinC, via Lei de Incentivo à Cultura.

Depois de registrar viagens de navegadores e militares, jesuítas e pastores protestantes, artistas e naturalistas, vindos de várias partes do mundo, entre 1500 e 1930, nesta nova edição, Meirelles traz as expedições realizadas por cientistas e pesquisadores, que visitaram a região brasileira da Amazônia para pesquisas e descobertas, no século 20.

O livro traz 250 imagens e cita personalidades como o casal explorador Octavie e Henri Coudreau, que fizeram percurso pela Guiana Francesa, Amapá e Amazonas, passando a maior parte do tempo no Pará; Adolpho Ducke, ex-funcionário do Museu Emílio Goeldi; o paraense Márcio Ayres, falecido em 2003, vencedor do Prêmio Jovem Cientista, criador da Reserva Sustentável de Manirauá e descobridor da espécie primata mico-de-cheiro. 

Estão ainda no livro, Thiago de Mello, o francês Jacques Cousteau e o sociólogo Claude Lévi-Strauss, além da desenhista botânica Margaret Mee, do cientista Oswaldo Cruz, dos indigenistas Orlando e Cláudio Villas Bôas e do paisagista Roberto Burle-Marx. Meirelles também resgatou nomes como Almirante Brás de Aguiar, "demarcador de fronteiras da Amazônia", e Silvino Santos, "o primeiro cineasta da Amazônia". 

Orlando Villas Boas, no Xingu
O autor pretende em seguida começar a trabalhar no terceiro volume, abordando expedições feitas pela Amazônia Latina.

As edições de Grandes Expedições à Amazônia Brasileira - 1500 a 1930, e Grandes Expedições à Amazônia Brasileira, Séc. XX poderão ser encontradas na livraria da Fox Vídeo e em pontos de distribuição da Editora Metalivros.

Mais informações: 91 3222 6000.

Nenhum comentário: