17.2.12

Ricardo Macedo ministra oficina no Sesc Boulevard

Já pensou em juntar a fotografia com a pintura em aquarela? A oficina 'Fotografia e pintura: imagens e vertigens', ministrada por Ricardo Macêdo, no Centro Cultural SESC Boulevard, vai mostrar as diversas possibilidades que se abrem a partir deste tipo de experimentação. 

Vertigem quer dizer tontura, ilusão de movimento, inquietação, e é isso mesmo que esta oficina propõe: Sentimento de inquietação na busca de novos conceitos. Para isso, a pintura em aquarela e a fotografia estarão ligadas na idéia de que qualquer coisa ou paisagem antes de virar linguagem técnica é imagem. 

A oficina então propõe que a imagem seja um norte e que seus desdobramentos plásticos e visuais se dêem por meio da fotografia em um primeiro momento e da pintura em aquarela em um segundo momento. Para isso, técnicas básicas de aquarela vão ser apresentadas, juntamente com o estudo de elementos da composição visual, como ponto, linha, textura e cor. Serão utilizados como suporte, filmes, animações, documentários, fotos e uma visita monitorada. 

O resultado da oficina será mostrado em formato multimídia, composto de fotografias, pinturas e vídeos. Esta é a primeira ação do projeto “Múltiplos- Saberes e fazeres- fotografia”, em 2012, que prevê a realização de cursos, mini cursos, palestras, oficinas, ofertados gratuitamente ao longo do ano como parte da programação permanente do Centro Cultural SESC Boulevard. 

A inscrição vai até o dia 24 e é gratuita, mas todo o material utilizado durante a mesma será de responsabilidade dos participantes (30 folhas papel A4, 1 pincel para aquarela redondo n° 6, 1 bandeja pequena de isopor, 5 folhas de papel canson ou 2 folhas papel 60 kilos, 1 lápis 4b, câmera digital e cabo USB). 

Ricardo Macêdo - Nasceu em 1975, reside em Belo Horizonte, formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará e atualmente mestrando em Artes e Tecnologia da Imagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor de Artes Visuais do ensino médio em escolas públicas e particulares entre 2006 e 2010, ministrou oficinas de pintura, fotografia e desenho em Belém e Ouro Preto. 

Participou de diversas exposições e encontros, dentre os mais importantes: “Paraty em Foco 2011”; “Trampolim_Vídeo 2011”; “Arte Performance Brasil, 2011”; “Cartografias Contemporâneas e INDICIAL” - pelo SESC Belém e SESC São Paulo, 2010. É colaborador do blog “Novas Médias!?” e da revista virtual “MARÉ”, sobre crítica de Arte. 

Além do interesse pelas artes, o único pré-requisito para a participação é ser maior de 18 anos. A inscrição só poderá ser feita, de forma presencial, pelo próprio interessado, na recepção do SESC Boulevard, com documento de identificação e preenchimento de ficha de inscrição, no horário de terça a sábado das 10 às 19h.  Estão sendo ofertadas apenas 12 vagas.

Serviço
Oficina ‘Fotografia e pintura: imagens e vertigens’. De 28 /02 a 03/03, das 15h às 19h, no Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas). Mais informações: (91) 3224-5305/ (91) 3224-5654(Centro Cultural SESC Boulevard).

Nenhum comentário: