6.3.12

Sebastião Tapajós faz show no Dia da Mulher

Sebastião Tapajós e o Charme do Choro (Foto: Renato Reis)
Muita coisa acontecendo em Belém nesta semana de homenagem ao Dia Internacinal da Mulher comemorado em 8 de março. Entre as programações culturais está o show especial de Sebastião Tapajós (violão), no Teatro da Paz.


De tom feminino, a aprsentação traz um repertório recheado de obras de compositores e interpretes como Dolores Duran, Tom Jobim, Chico Buarque, Aldir Blanc e João Bosco, entre outros. Mas não só no set list musical a mulher é presente, no palco estão as cantoras Andréa Pinheiro e Patrícia Rabelo, além do grupo O Charme do Choro, formado Camila Alves (violão de sete cordas), Carla Cabral (cavaquinho), Jade Guilhon (bandolim e violino), Dulci Cunha (flauta transversal) e Rafaela Bittencourt (pandeiro). 

Andréa Pinheiro e Patricia Rabelo, cantoras premiadas em festivais de música pelo Brasil, vão mandar canções já bem conhecidas do público. Já o sexteto tocará com Tapajós a valsa “Ana Luiza”, de autoria dele, além de Chiquinha Gonzaga (1847-1935), pianista que se tornou a primeira das compositoras referenciais da MPB. 

Fabrício Figueira
Sebastião também contará com a participação de Ney Conceição (baixo) e Márcio Jardim (percussão), músicos que acompanham o músico em apresentações no Brasil e no exterior, além de Fabrício Figueira (trompete), que estará junto ao violonista pela segunda vez em um show. O músico e professor de música na capital, é de Santarém, mesma terra de origem de Sebastião Tapajós, que sempre abriu espaço em seus shows para jovens talentos. Todos juntos os músicos irão explorar composições do próprio Tapajós. 

Na compra do ingresso, o público vai ganhar um presente. Custando R$ 20,00, cada entrada dará direito a receber o CD Painel, trabalho de reedição remasterizada do LP solo de Sebastião Tapajós gravado em 1984, um sucesso no Brasil e no exterior. 

A reedição no formato CD teve o patrocínio do Banco da Amazônia S. A. e o apoio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. O show acontece às 21h e tem patrocínio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Fundação Cultural do Município de Belém. O apoio é da Escola de música Sevenote. Mais informações pelo fone 4009-8750

Outras programações - Com o tema “Mulheres Amazônidas: imagens, cenários e histórias”, a UFPA está realizando esta semana mostra de filmes, debates temáticos, apresentação de coral, Feira de Talentos da UFPA e lançamentos de livro. A realização é resultado de um trabalho conjunto do Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” (Gepem) com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida/ Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social. Leia mais aqui

No Instituto de Artes do Pará acontecerá um debate com exibição do filme "Mulher em Foco", às 18h. Após a sessão o público participa de um debate que contará com uma mesa sobre a estética e a poética visual do feminino na arte contemporânea, formada por Adelaide Oliveira (Presidente da Funtelpa) como mediadora, Jorane Castro (Diretora de cinema), Flávia Mutran (Artista Visual) e Danielle Fonseca (Artista Visual). Entrada franca. 

A programação contará também com a Mostra "Alegorias do Feminino", da artista plástica Eliene Tenório, que ficará em exposição até o dia 30/03. Ao final do evento haverá sorteiro de produtos do IAP entre as participantes. Entrada franca.

Nenhum comentário: