9.4.12

Cinema paraense no Festival de Cannes outra vez

Uma das locações - Ladeira do Castelo - Feira do Açaí
“Juliana contra o jambeiro do diabo pelo coração de João Batista”, direção de Roger Elarrat, foi selecionado para o festival, que acontecerá em maio, na França. Com duração de 21 minutos, ele não estará na mostra competitiva, mas na paralela Shortfilm Corner. 


No Festival de Cannes, a curta-metragem é representada pela Competição, no final da qual o júri das curtas-metragens entrega uma Palma de Ouro, e pelo Short Film Corner, um espaço profissional dedicado aos encontros, aos intercâmbios e à promoção dos filmes.

"Cannes Curta-metragem” reúne estas duas entidades numa dinâmica complementar de modo a oferecer um panorama completo da criação mundial em formato curto e a estimular a criatividade dos seus protagonistas, reunindo-os em torno de workshops e conferências num espaço dedicado no Palácio dos Festivais.


A notícia chegou para Roger nesta segunda-feira, 09 de abril, por email. “Mandaram convite pra dois membros, passe livre!”, disse ele ao Holofote Virtual. Nada mal para começar a semana, heim!
Sim, Cannes seleciona mais um filme da produção de cinema paraense. Em 2001, apenas um curta-metragem brasileiro representou o país em uma das prestigiadas mostras de Cannes e foi um dos nossos, “As Mulheres Choradeiras” (Jorane Castro), exibido como parte da Quinzena dos Realizadores. Agora, mais uma vez, estaremos lá.

“Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista” foi realizado no ano passado, em Belém e arredores. Trouxe elenco e ficha técnica, profissionais que atuam em Belém e têm dado maior expressão à sétima arte produzida aqui. 

Roger dirigindo Henrique da Paz, em Miguel Miguel
É o terceiro trabalho em curta metragem do diretor, depois de “Vernissage”, um vídeo experimental, e “Visagem”, animação em stop motion. Na carreira, Roger traz, ainda, o documentário “Chupa-Chupa: a história que veio do céu”, e a minissérie “Miguel Miguel”, baseada na obra do escritor paraense Haroldo Maranhão. 

O curta, que vai à França, acabou de ficar pronto e tem 21 minutos. “Pô, fiquei muito feliz mesmo e surpreso, não sabia se ia passar”, diz ele que pretende lança-lo em Belém no mês de agosto e será inscrito em outros festivais do país.

Aos 31 anos, ele diz que prepara o primeiro longa metragem, mas não revela muito ainda sobre o projeto, que tem uma estrada extensa ainda pela frente até que se concretize. Mas a boa noticia é que ele já tem um longa só que ele nasceu como uma minissérie. É “Miguel Miguel”, que até agora só foi exibido ao público em capítulos. “Vamos lançar a versão em longa na semana de aniversário do Olympia, dentro de uma Mostra da TV Cultura do Pará”. A programação acontecerá na semana que vem, comemorando os 100 anos do Cinema mais antigo do Brasil em funcionamento ininterrupto. 

Roger Elarrat é de Belém, onde fez Comunicação Social, em jornalismo, e já tem alguns anos de docência. O trabalho com audiovisual vem desde 2000, quando fez assistência de direção do vídeo “Matinta Pereira”, de Jorge Vidal. Atualmente, paralelo aos projetos pessoais, ele trabalha como assessor especial da presidência da Funtelpa, coordenando novos projetos da emissora. “Criamos pilotos, oriento equipes e já dirigi um monte de coisas lá, como vinhetas de abertura de programas. Dirigi o institucional da TV 2012 e dirijo o Serenata Dum Dum”. 

Leoci Medeiros, em uma das cenas gravadas em Belém
É festa - “Juliana contra o jambeiro do diabo pelo coração de João Batista” é um roteiro de Roger e de Adriano Barroso, tem produção executiva de Camila Kzan, coordenação de produção de Teo Mesquita, direção de fotografia de Emerson Bueno, direção de arte de Boris Kenz, trilha sonora de Leonardo Venturieri, arte gráfica de Otoniel Oliveira, som direto de Márcio Câmara. 

No elenco, Leoci Medeiros, Geisa Barra, Nani Tavares, Tiago Assis e André Luiz Miranda. Esse pessoal acaba de ganhar motivo pra passar a semana toda comemorando. Veja mais detalhes da ficha técnica e outras curiosidades sobre o projeto, no blog do filme.

Um comentário:

Fanbrothers disse...

Muito bom saber do cinema paraense se expandindo desta maneira. Ainda mais em um evento deste porte!!! Dá até esperanças para nós, os outros artistas...