18.4.12

Congresso de Música está com inscrições abertas

Estudantes de música de todo o estado e também do Brasil já podem inscrever trabalhos para serem apresentados no III Congresso Estudantil de Música da UFPA, que vai reunir professores e estudantes de todo o país em Belém entre os dias 23 e 25 de maio. As inscrições de artigos e outros trabalhos já estão abertas e podem ser feitas, até o dia 25 de abril, pelo email cemufpa@gmail.com.

Com o tema “Construindo uma educação musical”, o III Cemufpa tem como desafio debater uma educação musical que seja condizente com os novos tempos, com as necessidades da sociedade e dos profissionais e educadores da área. Pelo terceiro ano consecutivo o Centro Acadêmico de Música (Camus) da Universidade Federal do Pará organiza o evento, que vem se afirmando como uma iniciativa pioneira na região Norte no sentido de fomentar o debate e a reflexão sobre o ensino da música.

“Até então nós não tínhamos um espaço de debate que atendesse as necessidades do estudante”, comenta um dos organizadores, o estudante Sandro Santarém. Com a regulamentação da Lei nº 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino de música na educação básica, a universidade tem não só o dever de discutir um campo profissional que se amplia como também o desafio de propor uma metodologia regionalizada do ensino. Para tratar do assunto estarão reunidas os professores Ricardo Catete e Jaqueline Malcher, ambos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e Ana Luiza Leal, da UFPA, juntamente com Marcos Guimarães, representante da Ordem dos Músicos do Brasil, Seção Pará. 

E a educação básica também se estende aos deficientes e portadores de necessidades especiais. O Cemufpa traz a Belém, para debater o assunto, a paulista Viviane Louro, uma das maiores autoridades em inclusão social para deficientes atualmente no Brasil. Louro, que tem vasta bibliografia e participa de vários programas de inclusão, estará dando uma oficina e também participará de uma mesa de debates ao lado dos professores Antônio Padua Sales e Áureo de Freitas.

André Hosoi (Barbatuques)
Também na área do debate sobre educação musical, mas dessa vez no campo superior, o evento traz a Belém Lucas Robatto, professor titular da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que vai debater os desafios do ensino na universidade. Ele debaterá com os paraenses Lia Braga (UEPA), Claudio Trindade (UEPA) e Ana Margarida Camargo (UFPA). 

Outro nome de grande repercussão nacional é o do paulista Fernando Sardo, músico multi-instrumentista e luthier experimental que vem ministrar oficina de construção de instrumentos. Também de São Paulo vem a professora de canto Diana Goulart, que desenvolveu um método de grande repercussão no ensino do canto popular. Os dois estarão discutindo a História do Ensino Musical no Brasil ao lado de Lúcia Couceiro e Marcelino Moreno (UFPA).

Para discutir as interfaces da música, estão junto na mesma mesa o produtor e jornalista Elielton Nicolau Amador, membro do Colegiado Setorial de Música do Minc, e Miguel Santabrigida, produtor e diretor de teatro. Juntamente com eles, estará o professor Marcos Cohen. Para encerrar o ciclo de debates, o professor Antônio Maciel, pesquisador do carimbo, Georgett Lago (UEPA), Paulo Murilo (UEPA) e Sônia Chada (UFPA) vão discutir Etnomusica, um debate que não poderia passar em branco em qualquer produção acadêmica na Amazônia. 

As oficinas terão ainda a ilustre participação de André Hosoi. Compositor, multi-instrumentista e artista gráfico, formado em música popular pela Unicamp, Hosoi foi diretor da Auê – Núcleo de Ensino Musical durante doze anos, e é integrante do grupo Barbatuques há mais de dez anos, onde coordena o núcleo de educação musical. 

Sandro Santarém (organizador do CA de Música)
O III Cemufpa conta com a parceria da Escola de Música da UFPA (Emufpa), ICA, PROEX, e tem como apoiadores culturais a Zarabatana Produções Musicais, Núcleo Barbatuques, MM Produções, Doceria Abelhuda e portal Pará Música (um projeto patrocinado pelo Conexão Vivo, através da Lei Semear). Entre as atrações musicais, cuja programação ainda está sendo fechada, estão confirmadas as bandas Álibi de Orfeu, Zarabatana Jazz e Dayse Addario, Nanna Reis, Groovedelic, o pianista Leonardo Coelho de Souza e a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, entre outros. Confira a programação das mesas e das oficinas. 

Serviço
Inscrições de trabalhos para o III Cemufpa. Até 25 de abril pelo e-mail: cemufpa@gmail.com. Maiores informações podem ser obtidas pelo blog do evento: www.cemufpa.wordpress.com. E 91 8803 4453. 

(com informações da assessoria de imprensa do evento. Fotos: divulgação)

Nenhum comentário: