2.4.12

Mini curso aborda a história do livro fotográfico

O mini-curso de Joaquim Marçal “Uma Introdução à História do Livro Fotográfico” inicia hoje às 18h, no Instituto de Artes do pará, dando continuidade à programação do III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Ainda dá tempo de se inscrever. É gratuito. Acesse a ficha de inscrição no site do evento.

O mini-curso vai abordar as origens do livro fotográfico no exterior e no Brasil, e a utilização de originais fotográficos, de ‘cópias fiéis’ e a introdução dos processos de reprodução fotomecânica. A trajetória do livro fotográfico, os distintos gêneros e o estado da arte. 

Joaquim Marçal Ferreira de Andrade é mestre em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorando em história social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional, é também professor de fotografia no departamento de Artes & Design e no curso de arquitetura e urbanismo da PUC-Rio, além de lecionar na grade de especialização em fotografia da Universidade Candido Mendes.

É autor de História da fotorreportagem no Brasil: A fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900 (Campus, 2003), que mostra os principais aspectos técnicos da foto, sem se prender apenas no Rio de Janeiro. “O jornalismo fotográfico, devido ao enorme alcança das publicações que o utilizam, exerce maior influência sobre o pensamento e a opinião pública do que qualquer outro ramo da fotografia”, diz W. Eugen Smith, em frase citada no livro.

Na introdução o autor conta que poucos anos após a sua descoberta e rápida disseminação, a fotografia já se fazia presente nas páginas de muitos jornais ilustrados estrangeiros. O tempo passou, o fenômeno alcançou a imprensa brasileira. No entanto, ter uma fotografia significava ter a mediação de mão do artista ou artesão. 

O conteúdo deste livro tem importância não só para repórteres fotográficos, mas para quem gosta de apreciar a fotografia como um todo. A obra é divida em cinco capítulos que tratam a fotografia e a imprensa ilustrada brasileira no século XIX, além de comentar o design da página impressa: os processos de criação das imagens, a paginação e a impressão, a fotografia na imprensa ilustrada do Rio de Janeiro, 1839-1879, a fotorreportagem e as novas conquistas da imprensa ilustrada com fotografias, na Europa e nos Estados Unidos, além da imprensa carioca. 

A publicação da editora Campus, lançada em 2004 (281 páginas) resgata a história da fotografia que com o avanço da tecnologia perde cada vez mais a credibilidade. Este livro dá a oportunidade de voltar ao passado e reviver os fatos que já fizeram história. 

Serviço
Inscrições abertas para o mini-curso "Uma introdução à história do livro fotográfico", ministrado por Joaquim Marçal (RJ), no Instituto de Artes do Pará - Pça. Justo Chermont, ao lado da Basílica de Nazaré -, das 18h às 21h. Acesse a ficha de inscrição pelo site http://www.diariocontemporaneo.com.br

Nenhum comentário: