15.5.12

O cinema extremo, maldito, polêmico e estético

Chegou a hora de mais uma discussão dilacerante no Matadouro, projeto de cinema e educação aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão, o PIBEX/UFPa, com coordenação do Profº Dr. Luizan Pinheiro. Na sessão desta quarta-feira, 16, será exibido um dos filmes mais polêmicos dos anos 2000. “Subconscious Cruelty” é para quem gosta de fortes e bizarras emoções, mas que também vê nisso um nicho de discussão sobre a estética do cinema considerado maldito. No Atelier das Artes da UFPA, a partir das 18h30, com entrada franca.

A crítica convencional não é e nem poderia ser lá muito confortável, digamos assim, para Subconscious Cruelty (Crueldade Subconsciente), filme de Karim Hussain. 

Como o nome já sugere, o cineasta canadense parece tê-lo feito para chocar cruelmente os espectadores, pois nos leva a um mergulho profundo ao lado mais sombrio da mente humana. Há rituais malignos, sacrifício de recém-nascido, incesto, canibalismo, perversão sexual explícita e outras coisas do gênero. E sendo assim, cai como uma luva para no projeto Matadouro, cujo foco principal é a discussão de filmes extremos. 

Matadouro inaugurou, por exemplo, com Demência, de Carlos Reichembach e, em seguida, já exibiu também “Estrada Perdida”, do polêmico David Lynch. Mas "Subconscious Cruelty" supera ambos. É uma viagem aos abismos da mente e à capacidade de crueldade de todo ser humano. De tão impactante, virou uma espécie de filme osbcurecido e evitado pela mídia e festivais, mas ao memso tempo cultuado por um pequeno número de cinéfilos que conseguem separar o sangue da arte. 

O Diretor Karim Hussain demorou 5 anos para filmá-lo, tempo favorecidos pela censura. O canadense Karim Hussain já fez outros filmes, mas obviamente é mais conhecido por este. Com cenas extremas e imagens dilacerantes, literalmente, Karim fez um dos longas mais bizarros e polêmicos de todos os tempos. E por isso, já foi censurado e banido em quase todos os países onde foi exibido, mas possui uma aura de misticismo de fazer inveja a “O Exorcista”. 

Polêmios, malditos - A programação e curadoria são de Max Andreone e Mateus Moura, integrantes da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema – APJCC. De acordo com eles, já há uma lista de uns 50 filmes escalados para as sessões do Matadouro. Mas o tema polêmico, segundo Mateus, não é necessariamente o critério principal de escolha dos filmes.

O principal critério da curadoria, segundo ele, é o extremo estético. "O polêmico vem no bojo (ou não). No caso do Subconcious e dos dois outros já exibidos, com certeza”, esclarece.  "Um filme como 40 Guns, do Samuel Fuller, ou uma animação como A bela adormecida também são filmes malditos, isso porque são reconhecidos comumente como filmes bobos, enquanto escondem um universo estético devastador”, diz o cineclubista. 

Para ele o ‘filme maldito’ causa polêmicas por tratar de temas a frente de seu tempo. Estes cineastas lidam com tabus sociais e culturais, como a violência, o sexo, a religião. “Queremos mudar essa ideia. Malditos são filmes que não figuram nos cânones estabelecidos de sua época, como aceitos. Filmes de estéticas que atravessam o belo instituído, para atingir a verdade da beleza instituinte. Só não são obras-primas, o que posso categorizar, porque escarnecem eles mesmos desses conceitos”, continua.

“Estão na fila, filmes considerados libertários, geniais, revolucionários e livres. Vamos exibir desde filme brechtiano, passando por vampiro classe Z, até underground americano e filme cabeçudo de experimentalismo formalista estruturalista vanguardista etc!!”, finaliza Mateus. 

Serviço
Matadouro é um projeto quinzenal. Nesta quarta-feira, 16, apresenta Subconscious Cruelty (Canadá/1999 - Direção, Roteiro e Edição: Karim Hussain). No Atelier de Artes da UFPA - campus profissional -, às 18h30. Entrada franca. Mais informações: http://matadouroufpa.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: