9.6.12

Boi Pavulagem é alegria e cor nas ruas de Belém

Chapéus de palha repletos de fitas esvoaçantes vão dar cor especial à paisagem Belém, a partir deste domingo, 10 de junho, com o início do Arrastão do Boi Pavulagem, que ocorrerá todos os próximos domingos, até 1º de julho.

Para dar início a esta programação, um cortejo fluvial chegará às 9h, na Escadinha da Estação das Docas, onde acontece uma roda cantada e de onde, em seguida, o público acompanha a saída do Arrastão que sobe a rua Presidente Vargas em direção à Praça da República. 

São 25 anos de história, cativando a cidade e fortalecendo a cultura popular, para construir um mundo novo, onde o fator cultural é tão importante quanto qualquer outra prática de conhecimento humano. Uma trajetória que coloca a música de raiz produzida no norte do Brasil no topo da cadeia produtiva cultural. 

Muito mais que espetáculo, o Arraial visa à transmissão de saberes ancestrais, presentes nas expressividades culturais populares. Os cortejos reafirmam e ressignificam símbolos tradicionais, transformando-se em um espaço vivo de interação coletiva. No cortejo, a tradição das festas juninas é reverenciada e reinterpretada, ganhando símbolos do universo amazônico.

Eles são adotados para manter viva a lembrança das culturas da região, como o boi, as bandeiras de santos, os mastros ornamentados com oferendas, bonecos cabeçudos, cavalinhos, chapéus de palha, o Batalhão da Estrela – comitiva de dançarinos, pernas-de-pau, percussionistas, cavalinhos, cabeçudos, entre outros brincantes, que se prepararam por quase 30 dias em oficinas e ensaios gratuitos de canto popular, dança, artes circenses e percussão, ministradas por arte educadores do Instituto Arraial do Pavulagem. 

O Arrastão do Pavulagem começa às 9 horas, com uma roda cantada ao som de carimbó, xote, quadrilha junina e boi-bumbá na concentração do folguedo na Escadinha da Estação das Docas, no bairro da Campina em Belém. O momento é de preparação para a chegada do Boi Pavulagem e dos Mastros de São João que chegam de barco no cortejo fluvial que percorre as águas da Baía do Guajará. As músicas da roda cantada estão disponíveis no blog do Arraial – www.arraialdopavulagem.wordpress.com 

Às 10h30, o Arrastão deve percorrer a Avenida Presidente Vargas rumo à Praça da República, onde a banda Arraial do Pavulagem realiza um show com a participação de artistas locais. Mas antes, há o hasteamento dos mastros, erguidos e fincados na Praça da República, simbolizando o início da quadra junina do Pavulagem. Eles ficam no local até o dia 1º de julho, quando último cortejo sai às ruas da cidade e são derrubados para encerrar os festejos da quadra. 

O evento é realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, ONG criada em 2003 - e tem o patrocínio VIVO, através da Lei Semear, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará. 

Além do apoio da Prefeitura Municipal de Belém. Carimbó, quadrilha e boi-bumbá são os ritmos tocados ao longo do cortejo, e que se juntam ao repertório mais abrangente executado pela banda no show de encerramento, na Praça da República. 

Conexão Vivo - O Pavulagem integra desde o ano passado o programa cultural Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas. 

Além disso, o programa também está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, e outros festivais independentes.  A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da Política Cultural da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Para saber mais acesse www.vivo.com.br/cultura.

Serviço 
1º Arrastão do Pavulagem 2012. Neste domingo, dia 10 de junho, a partir das 9h, na Escadinha da Estação das Docas - Rua Boulevard Castilhos França, esquina com a avenida Presidente Vargas. Mais informações: www.arraialdopavulagem.com.br. (com informações da assessoria de imprensa do Instituto Boi Pavulagem - Fotos: Alexandre Yuri e Débora Flor).

Nenhum comentário: