22.6.12

Encontro de performance situa o mundo em Lisboa

Produzindo efeito capaz de ultrapassar o monótono cotidiano, a performance rompe a existência, instiga a realidade e se transforma em conhecimento. Exemplos mais concretos disso serão vistos em Lisboa, a partir de hoje, no “Epipiderme 22 – Encontros à volta da performance”, evento que reúne artistas de várias nacionalidades, entre eles, o brasileiro e paraense Victor de La Rocque

Victor vai realizar, nesta sexta-feira, das 20h às 21h, na Av. Almirante dos Reis, sua performance "O Talho" 60´, onde propõe a venda do seu corpo, peça para consumo dentro de um talho, enquanto o espectador assume o papel cúmplice da crueldade pelo simples observar da ação e vai ser instigado a estipular metaforicamente um valor monetário à carne humana, isto no sentido oposto ao amor próprio, pela vergonha, pela carência, pela descrença em si e nos seus próximos.

Diferenciando-se da representação teatral, a performance é um esforço de atenção que provoca de forma intensa a interatividade do artista com o espectador, que vivencia artisticamente o devaneio da arte. Intervenções urbanas, video-performance e conversas fazem parte de uma programação que vai até dia 24 de junho. 

A curadoria é de Nuno Oliveira e Margarida Chambel, que escolheram como subtema “A paz dos fortes”, frase que segundo eles joga com o assumir de uma certa plasticidade imersiva, ostentativa. “Neste dias de programação esperam-se propostas onde se podem cruzar, resistência temporal, propostas de longa duração; o instalativo, a imersão do corpo na matéria; o político, focando-se assim enquanto desafio, o Espaço, o Tempo e o Autora”. 

“Os três dias de encontro vão pensar as propostas de performance, como fuga desta espécie de mesquinhes do quotidiano, fuga a um certo pudor materialista generalizado, pensando o político e o poético como instrumentos constantes do corpo a que se retorna na performance”, escrevem na apresentação do evento. 

Momento do encontro em 2010
Estes dias ainda terão trabalhos de Patrícia Filipe, de Portugal com "O Desenho que se Desloca", em que procura estabelecer uma relação estreita entre a prática do desenho e as artes performativas.

Jessica Fairfax Hirst, dos Estados Unidos, mostra "Todas las Pastillas", cuja performance traz áreas de contração progressivas (zonas de deformação), onde carros são projetados para ser esmagado no caso de um acidente. “Acho que minha arte é uma zona de deformação, criado para ser esmagado, e para dar espaço a considerar aspectos desafiadores da vida”, diz.

Tem ainda Cuco Suarez e Mónica Cofiño, da Espanha. Os dois artistas levam à Portugal o seu “Cosa-Vision" , que trabalha a instalação o vídeo e a escultura, performances que funcionam como pesquisa na percepção da tenção, que provoca a desconstrução de discurso à ironia, em relação à sociedade dos nossos dias. 

No dia 23 as ações acontecerão de tarde, na Praça do Comércio, inciando com o artista português André Fonseca. Em"Lifejacket for dead people", ele cria performance que nterage com a massa de Rio e propõem-se reorganizar performativiamente uma narrativa doce, inerente ao sistema de pânico. 

Vitor Lago Silva, também de Portugal, vai mostrar "The last words of Domenico" , projeto que utiliza as palavras de Domenico, personagem do filme "Nostalghia" de Andrei Tarkovsky. “O discurso de Domenico é re-misturado e reconstruído num novo discurso através dos movimentos do "performer", atribuindo-lhe novas vozes”, explica o artista. 

Maria dos Milagres
Em outro espaço de Lisboa, no Cais do Sodré, a portuguesa Maria dos Milagres inicia "Lit le Lit" às 18h30 e vai até às 8h do dia 24, encerrando assim mais um evento que desde 2009 busca situar o mundo através da performance. 

“Interessa-me esse quiasmo da realidade em que dois espaços se cruzam, no momento do repouso, quando a linha horizontal que alimenta a verticalidade da vida se cruza no acto de dormir, criando assim um ‘espaço outro’”, explica. 
O encontro realiza também em seu último dia, no Espaço dos Anjos e do Urso, das 15h às 18h, o "Conversa com os artistas", mediado por Marta Santos Azevedo e das 19h às 20h, será mostrada a Video - Performance de Rocío Boliver, do México: "A ritmo de Swing". Para saber mais acesse o www.epipiderme.blogspot.pt.

Nenhum comentário: