12.6.12

Encontro reúne pesquisadores da cultura popular

As festas, rituais e outros tantos elementos espetaculares da cultura popular são o cerne da etnocenologia, disciplina na última década do XX veio para transformar os estudos no campo das artes cênicas. Aqui em Belém, a etnocenologia entra em foco no “Encontro Paraense de Etnocenologia – Práticas espetaculares da Amazônia”, que será realizado na Escola de Teatro e Dança da UFPa no período de 14 a 16 de junho, a partir das 15h.

A programação é aberta ao público e gratuito. Para se inscrever mande um email para etnocenologiapa@gmail.com, endereço eletrônico da organização do evento envia e peça sua ficha de inscrição para ser preenchida entregue no dia do evento.Mais informações, pelo telefone 91 8292.8567.

A programação vai contar também com particpação de mestres da cultura popular de Belém  e será uma grande oportunidade para acadêmicos e comunidade conhecerem o porquê e a vanguarda dos estudos nesta nova vertente que chegou ao Brasil em 1997, pela Universidade Federal da Bahia, e desde então tem sido referência, especialmente através do Prof. Dr. Armindo Bião, expoente desta pesquisa no Brasil e convidado mais que especial para a palestra de abertura do encontro. 

Na Amazônia, a etnocenologia chegou em 2002, através de um convênio entre as Universidades federais do Pará e Bahia, que formou 17 mestres. Dentre as pesquisas apresentadas por eles, se desenvolveu um denso campo de conhecimento acerca das práticas espetaculares na Amazônia, que hoje ganha corpo com o encontro. Hoje a disciplina integra a grade dos cursos de graduação em teatro e dança, além da especialização em estudos contemporâneos do corpo e mestrado em artes da Universidade.

A Escola de Teatro e Dança da UFPa em parceria com o Instituto Federal do Pará promove o encontro celebrando uma década dos estudos etnocenológicos na região, refletindo sobre suas questões acadêmicas e apontando caminhos e proposições para seus desdobramentos na academia paraense.

Ao reunir artistas, alunos, professores, comunidade e mestres das culturas populares na cidade, a UFPA reconhece, celebra e comunga com a sociedade a riqueza de um dos pilares da etnocenologia, que é a indissociabilidade do conhecimento científico e da sabedoria dos praticantes reveladas nas múltiplas e diversas formas espetaculares dos povos da Amazônia. 

Serviço
“Encontro Paraense de Etnocenologia – Práticas Espetaculares da Amazônia”. De 14 a 16 de junho na Escola de Teatro e Dança da UFPa – ETDUFPA (Rua Jerônimo Pimentel, esquina com a Rua Dom Romualdo de Seixas). Inscrições gratuitas através do e-mail: etnocenologiapa@gmail.com. Informações: 91 8292.8567.

Nenhum comentário: