1.6.12

Nilson Chaves na Black Soul Samba

Não, você não leu errado. A maior expressão da música paraense estará mesmo no palco do Palafita, num show com todas as referências amazônicas possíveis e uma vibe que promete fazer a pista inteira dançar. Nilson Chaves & Banda chega com um trabalho cheio de novidades, incrementado pelos hits que marcaram sua carreira. 

Segundo ele, “o show será baseado em algumas releituras, canções do novo CD ‘Amores’, e canções conhecidas. Músicas com muito ritmo e nenhuma canção”, garante. Compositor, cantor e violonista amazônico, Nilson Chaves é um dos grandes representantes da música do Norte, com reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho desenvolvido, buscando sempre uma linguagem poética e musical na sua arte de cantar a região.

Com 20 discos gravados, sendo 16 CDs e mais 04 DVDs, Nilson ganhou o prêmio “Sharp” de 1994, com o CD “Não Peguei o Ita”. Seu disco “Waldemar”, em parceria com Vital Lima, foi indicado entre os dez melhores CDs brasileiros do mesmo ano, pela critica do jornal O Globo. Lançou em 1997, o CD “Amazônia Brasileira”, com Sebastião Tapajós, na Europa, pelo selo alemão “Tupirama Music”, quando também foi incluído entre os cincos melhores CDs lançados no mercado europeu daquele ano. 

No início dos anos 2000, Nilson também foi indicado para o Grammy Latino, com o disco “25 anos”. Atualmente, Nilson Chaves possui três CDs lançados na Europa, também pelo selo alemão Tupirama Music e prepara o quarto lançamento com atual CD “Maniva”, já lançado no Brasil, com a coprodução de Zeca Baleiro. Artista Amazônico com sotaque brasileiro A consolidação do trabalho de Nilson, passa pelos cantos e sotaques de várias partes do Brasil.

Suas parcerias incluem desde o maranhense Zeca Baleiro, ao paraibano Chico Cezar, e o pernambucano Lenine. Os herdeiros do Clube da Esquina, também estão entre os amigos e parceiros de Nilson, como Flávio Venturine, Celso Viáfora, Ceumar e muitos outros, como o violeiro Xangai. Em suas incursões pelo Brasil, Nilson incluiu na bagagem o encantamento do “marabaixo”, ritmo vindo do extremo Norte, além, é claro, do carimbó paraense. 

No show de lançamento de “Maniva”, levou ao Teatro da Paz os artistas Celso Viáfora, Ivan Cardoso, Ceumar, Flávio Venturini, Edmar da Rocha, Jean Garfunkel, Vital Lima e Paulinho Moska, onde gravaram juntos o DVD homônimo, com lançamento previsto para 2012. Hoje também prepara o lançamento de seu 2º DVD, “Ser do Norte”, em parceria com os cantores Mahrco Monteiro e Lucinnha Bastos, e o CD solo “Amores” com previsão de lançamento para julho de 2012, gravado pelo selo japonês “Ctmusic”, e que será lançado em todo o Brasil e mais 17 países. 

O trabalho de “Amores”, será conferido na Black desta sexta, onde também sobem ao palco os músicos: Adelbert Carneiro, no baixo; Edvaldo Cavalcante, na bateria; Edgar Matos nos teclados; além, é claro, de Nilson Chaves no violão e voz, mandando o melhor do marabaixo, carimbó e todos os sons que ecoam dos tambores “afroamazônicos”. 

 Pra manter o ritmo, a noite segue com os DJs staff da Black Soul Samba. Uirá Seidl, Kauê Almeida, Eddie Pereira e Fernando Wanzeller, vão passear entre todos os estilos da música negra, incluindo os ritmos jamaicanos, cumbia, afrobeats e mais todos os temperos brasileiros que só a BSS consegue pôr nesse caldo.

Serviço
Nilson Chaves & Banda na Black Soul Samba Quando: Nesta sexta, 01 de junho de 2012, a partir das 21h. Onde: No bar Palafita – Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, na Cidade Velha Quanto: R$10,00 - com meia entrada para estudantes (com carteirinha).

(texo: Dani Franco)

Nenhum comentário: