3.6.12

Obra destaca ensino e pesquisa da música no Pará

Um nova publicação chega ao mercado editorial de Belém nesta segunda-feira, 4 de junho, para contribuir com os estudos musicais realizados no Pará. A obra “Cadernos do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia – GPMIA”, da UFPA traz um panorama das investigações de estudiosos em música nas instituições de ensino e pesquisa do estado. O lançamento será realizado na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), às 18h30.

Os textos que integram o livro, organizado pelos pesquisadores Paulo Murilo Guerreiro do Amaral e Líliam Cristina da Silva Barros, apresentam uma dimensão do que vem sendo produzido no campo acadêmico nos mais diferentes campos musicais. 

Os artigos exploram os caminhos da etnomusicologia, uma subárea do conhecimento que analisa a música no contexto cultural. É o caso de trabalhos que desbravam desde o tradicional Festival de Ópera do Theatro da Paz aos repertórios religiosos do Santo Daime, por exemplo. 

 Há ainda contribuições significativas para a memória musical da cidade, como o texto sobre a performance da pianista paraense Helena Nobre; o impacto e a interferência institucional na Marujada de Bragança (PA), ou o artigo reverência à obra de Vicente Salles, só para ficar em alguns nomes e símbolos. 

No que se refere à temática da educação musical, o segundo volume do “Cadernos do Grupo de Pesquisa”, tem dois artigos que discutem o assunto. Um sobre as possibilidades que a música oferece nas buscas pela qualidade de ensino para crianças com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade; e na inclusão de crianças e adolescentes diagnosticadas com autismo. 

A terceira e última parte do livro aponta composições inéditas e as pesquisas em composição musical nas mais variadas vertentes e sobre os mais diferentes aspectos de abordagens e olhares. 

O Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia – GPMIA foi criado em 2007 com o objetivo de reunir pesquisadores da Escola de Música da Universidade Federal do Pará – EMUFPA, com trabalhos voltados paras as linhas de pesquisa em Música Indígena, Diversidade Musical Paraense e História da Música Paraense. 

Desde a fundação, o grupo se consolidou nos subcampos da Etonomusicologia e da Musicologia Histórica. Gerou publicações e organizou eventos em parceiras com as instituições de pesquisa de Belém. 

Serviço
Lançamento do livro “Cadernos do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia – GPMIA”, na Escola da Música da Universidade Federal do Pará - Av. Conselheiro Furtado, 2007. Entrada franca, às 18h30.

(com informações da assessoria de imprensa da Paka Tatu - Yorrana Oliveira)

Nenhum comentário: