26.7.12

Compositor maranhense lança novo CD em Belém

Ele é compositor e violonista. Nosly está em Belém e lança nesta sexta-feira, 27 de julho, no Espaço Cultural Boiunas (bar do Mário Moraes - Rua dos Pariquis, entre Padre Eutíquio e Apinagés), o CD Parador, com produção musical de Zeca Baleiro. O show contará com participações especiais. A partir das 22h. 

Com 13 faixas e parcerias com Chico César, Sérgio Natureza, Fausto Nilo e os poetas Olga Savary e Celso Borges, além da participação de Zélia Duncan, Parador é o terceiro disco do compositor e violonista maranhense, Nosly. O título é uma referência ao trem que sai da Central do Brasil em direção à Zona Norte do Rio, e também uma homenagem ao Tio Neca, um tio do artista, já falecido, que morava na região.

"A idéia de gravar um disco com a produção de Zeca Baleiro é antiga. Ainda não tinha saído por causa da agenda dele e porque eu estava morando na Europa. Quando voltei em 2009, ficou mais fácil”, comenta Nosly. E o produtor Zeca Baleiro caprichou no time de músicos convidados: Tuco Marcondes (cordas), Fernando Nunes e Gerson da Conceição (baixo), Guilherme Kastrup (bateria e percussão), Adriano Magoo (teclados), Junior Gaiato (gaita) e Hugo Hori e Hombre Ceruto (metais) estão entre eles.

Além de parcerias com Zeca Baleiro (Oh Baby Perdoe e Versos Perdidos, dividida com Fausto Nilo), Chico César (Bilhete Azul Claro), Sérgio Natureza (Vôo Noturno), Vanessa Bumagny (Apesar de Doer), Olga Savary (Nome, com participação especial de Zélia Duncan), Fernando Abreu (Você vai me Procurar), Gerude e Luis Lobo (Parador) e Celso Borges (Aldeia, com participação vocal de Zeca), Parador traz três regravações: Aquela Estrela (Ronald Pinheiro e Jorge Thadeu), I ll Have to Say I Love You in a Song (Jim Croice) e I’ll be Over You (Toto). 

Autor de mais de 200 composições em diversos estilos, da MPB tradicional, passando pela Bossa Nova e pelo blues, até chegar aos ritmos dançantes como baião, reggae e funk, Nosly nasceu em Caxias, Maranhão, em agosto de 1967. Começou a compor na adolescência, já morando em São Luís. Autodidata, conquistou rapidamente os espaços culturais da cidade destacando-se em festivais. 

No início dos anos 80 iniciou parceria com Zeca Baleiro e em 1986 mudou-se para Belo Horizonte. Aprimorou seus conhecimentos como violonista estudando, entre outros, com Ian Guest, Nelson Faria e Cláudia Cimbléris, além de participar de workshops com Toninho Horta, Dori Caymmi, Hermeto Paschoal e Heraldo do Monte. 

Na capital mineira atuou por três anos como violonista na Orquestra de Violões do Palácio das Artes. Tocou também em shows de Toninho Horta, Lô Borges, Flávio Venturini e Paulinho Pedra Azul. 

Nos anos 90, Nosly participou de vários festivais pelo país, com destaque para o Canta Nordeste (Rede Globo, 1995) e o Festival do Carrefour (1992 e 1993). Em 1995, ao lado da banda Brasil Corcovado, da cidade de Colônia/Alemanha, fez 44 apresentações em turnê por cinco países europeus: Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda e Suíça. Dois anos depois, voltou a Europa como convidado do compositor escocês Joe Hamilton, com quem tocou no The Garden London Jazz Festival, em Canterbury/Inglaterra.

Nenhum comentário: