16.7.12

Teatro é + uma vez destaque no Cultura de Verão

Ailson Braga e Adriano Barroso - Aldeotas (Foto: Marcelo Lélis)
Realizado em julho pela Cultura Rede de Comunicação, na capital e em outros municípios, o Festival Cultura de Verão vem diversificando sua programação. Em sua sexta edição, além de música ao vivo na Praça do Carmo, às segundas, e no Píer das Onze Janelas, às terças e quartas, onde também há exibição de filmes, desfile de moda e estímulo à leitura, o evento traz, pela segunda vez, espetáculos com sessões gratuitas, no Espaço Cuíra, às terças e quartas, 19h. Imperdível. 

Anotem aí e não percam o excelente espetáculo que o Grupo Gruta vai apresentar nesta terça-feira, 17. “Aldeotas” tem texto do poeta, ator e diretor Gero Camilo. F e foi montado em 2010 pelo grupo, e já esteve por duas temporadas no Espaço Cuíra. 

Com direção de Henrique da Paz, o espetáculo começa com o retorno do personagem Levi a Coti das Fuças. Ao longo da narrativa, há idas e vindas no tempo. Drama e humor se misturam na história de dois amigos de infância, lançando um olhar sobre temas como saudade, amizade e memória. Criado em 1969, o Grupo Gruta de Teatro é um dos mais antigos de Belém. Após dois anos sem montar um novo espetáculo, o grupo retornou aos palcos com “Aldeotas”, que tem direção de Henrique da Paz e, no elenco, Adriano Barroso e Ailson Braga. 

Na quarta-feira, 18, haverá também mais uma oportunidade para assistir “Batista”, da Companhia Teatral Nós Outros. Escrito pelo dramaturgo Carlos Correia Santos, o espetáculo põe em cena um dos grandes personagens da história da Amazônia: o famoso Cônego Batista Campos. 

A peça celebra os 230 anos do sacerdote e jornalista apontado com um dos grandes mentores da Cabanagem. “Batista” deu origem ao projeto “Ruínas da Memória”, que chama a atenção da sociedade para a necessidade de revitalização e manutenção das Ruínas do Murutucu, sítio arqueológico ligado ao movimento cabano. 

Os espectadores são convidados a assinar uma petição pública que dará suporte a esse pleito. Hudson Andrade interpreta o personagem principal e também dirige o espetáculo, que tem participação especial da cantora e atriz Cacau Novais.

Você que gosta de teatro é melhor se agendar. Na semana passada já foram apresentados “Catalendas”, da In Bust Teatro com Bonecos, inspirado na série homônima, realizada há dez anos pela TV Cultura do Pará e com exibição nacional, e “As Gatosas”, do Grupo Cuíra, com texto de Edyr Augusto e Vera Cascaes. Na semana que vem, já estão confirmadas as apresentações de “La Fábula”, da Cia Madalenas (dia 24), e “Pró-Ensaio Geral”, do Bando de Atores Independentes (dia 25). 

“La Fábula” mergulha no universo mágico dos contos da literatura universal e do teatro de rua, fazendo releituras de personagens como Dom Quixote e Homem de Lata, sob direção e dramaturgia de Ester Sá. Traz no elenco Dina Mamede, Gil Ganesh, Leonel Ferreira e Michele Campos, com direção musical de Armando Mendonça.

Já “Pro-Ensaio Geral”, mistura comédia, drama, pastelão e escracho para contar a história de Científica, mãe de Divina, uma transexual que deseja realizar um sonho: ser atriz e montar um grande espetáculo. Divina, que perdeu o pai aos seis anos e foi criada pela mãe, é hoje uma artista da noite, que faz dublagens de grandes divas da música. 

"Pro ensaio geral" é comédia. Direção de Maurício Franco.
A peça tem direção de Vandiléia Foro e traz no elenco Maurício Franco, Malu Rabelo e Sandra Perlin. A dramaturgia é de Maurício Franco e Sandra Perlin. Figurino de Maurício Franco, iluminação de Malu Rabelo, sonoplastia de O Bando e produção de Rafael Couto. 

A proposta de incluir teatro na programação do Festival Cultura de Verão surgiu no ano passado, quando foram apresentados dois espetáculos no Espaço Cuíra.  “A experiência foi um sucesso, com casa cheia, gente voltando da porta”, diz Andréia Rezende, curadora da mostra. “Este ano ampliamos a programação. São oito espetáculos, de várias vertentes, desde o teatrão tradicional até espetáculos mais intimistas. Tem para todos os gostos”, resume ela. 

Veja a programação completa em Belém

Shows 
Praça do Carmo – às segundas-feiras, às 19h 
16/07 – Nego Nelson e Bob Freitas 
23/07 – Big Band Abaeté Latin Jazz (Abaetetuba).

Píer das Onze Janelas – às terças e quartas, às 20h
17/07 – Mário Mouzinho, Strobo e Johny Rockstar 
18/07 – Espoleta Blues (infantil), Trio Lobita e o Quarto Elemento e Aíla Magalhães
 24/07 – Simone Almeida, Projeto Charmoso e Banda Sayonara
25/07 – Raiz de Cafezal, Quaderna e Pinduca 

Teatro
Espaço Cuíra – às terças e quartas, às 19h
17/07 – Aldeotas (Grupo Gruta) 
18/07 – Batista (Companhia Teatral Nós Outros) 
24/07 – La Fábula (Cia Madalenas) 
25/07 – Pró-Ensaio Geral (BAI - Bando de Atores Independentes)

Serviço 
6º Festival Cultura de Verão. Espetáculos de teatro todas as terças e quartas-feiras do mês de julho, às 19h, no Espaço Cuíra (Riachuelo com 1o de Março). Entrada franca. Realização: Cultura Rede de Comunicação.

Nenhum comentário: