30.7.12

Terruá lança CDs e DVDs com grande programação

Prepare-se para ser arrebatado pela música paraense. Amanhã, 31, a noite será para convidados, mas o público terá quatro dias para ver o Terruá Pará, com Gaby Amarantos, Felipe Cordeiro, Lia Sophia, Mestre Vieira, Dona Onete, Paulo André Barata e muitos outros artistas de 1o a 4/08, às 20h, no Theatro da Paz. 

O show marca o lançamento dos CDs e DVDs das edições anteriores, apresentadas no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, em 2006 e 2011.  A temporada tem entrada franca, com ingressos que poderão ser retirados na bilheteria do teatro, nos dias dos shows, a partir de 9h. A programação, porém, não se limita aos shows no Theatro da Paz. 

Paralelamente, estarão acontecendo pocket shows no Boteco das Onze, começando nesta terça-feira, 31, com a apresentação de Adelbert Carneiro, de 13h às 14h. Nos dias seguintes a programação terá Gente de Choro (dia 1o), Charme do Choro (dia 2) e Puget Blues (dia 3), sempre no mesmo horário. No sábado, dia 4, o grupo Carimbó Cobra Coral se apresenta na Saldosa Maloca, de 14h30 às 16h. 

No Instituto de Artes do Pará, haverão debates, sempre de 14h30 às 16h. Na quarta-feira, 1º, o papo é sobre “Música Tropical”, com Carlos Educardo Miranda, que é também o diretor musical do Terruá, Dago Donato e Waldo Squash. 

A mediação é de Vladimir Cunha. Na quinta-feira, 2, a conversa vai girar em torno do seguinte tema: “O Pará é o foco da nova música brasileira?”, com José Flávio Júnior, Ronaldo Evangelista e convidados, com mediação de Márcia Carvalho. 

Na sexta, 3, haverá a palestra “Circulação de artistas e marketing na Europa, Estados Unidos e América Latina”, com David Mcloughin (BM&A). O Circuito Terruá reserva ainda atrações musicais para o pôr-do-sol no Palafita: Camila Honda e Enquadro (dia 1o), Projeto Charmoso e Aíla Magalhães (dia 2) e Tony Brasil (dia 3) se apresentam entre 17h e 18h. 

Após os shows no Theatro da Paz ainda tem mais programação do terruá. O público poderá curtir Felipe Cordeiro e convidados no Boteco das Onze (dia 1o), o Baile Tropical com Dago Donato na Casa México, dia 2, e a Festa Se Rasgum com Laurentino e Os Cascudos + DJs convidados no Café com Arte, no dia 3. As bandas Turbo, La Orchestra Invisível, Projeto Secreto Macacos, Elder Effe e DJs Meachuta estarão no Açaí Biruta, no dia dia 4.

CDs e DVDs -  Com o lançamento dos CDs e DVDs do Terruá Pará, o público finalmente pode ter um registro inédito da variedade e originalidade da música paraense contemporânea. 

Cada show foi transformado em DVD e CD duplo, compondo um boxe com design e projeto gráfico de Bina Jares. Mas também é possível adquirir os produtos separadamente. Os CDs e DVDs do Terruá Pará estarão à venda no Theatro da Paz, durante a temporada do show, e também na loja Na Figueredo. 

No primeiro show, gravado no Auditório Ibirapuera, em março de 2006, estão Dona Onete, Mestres da Guitarrada, Nilson Chaves, Lucinnha Bastos, Grupo de Tubas da Amazônia, Arraial do Pavulagem, Toni Soares, Almirzinho Gabriel, Trio Manari, La Pupuña, Metaleiras da Amazônia, Gaby Amarantos, DJ Iran, Mestre Laurentino, Fafá de Belém, Boi Veludinho, Vovô, Pio Lobato, MG Calibre e Luiz Pardal.

No segundo show, gravado também no Auditório Ibirapuera em junho de 2011, estão Conjunto de Carimbo Uirapuru, Trio Manari, Sebastião Tapajós, O Charme do Choro, Dona Onete, Pio Lobato, Paulo André Barata, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, Lia Sophia, Solano, Felipe Cordeiro, Manoel Cordeiro, Luê Soares, DJ Waldo Squash, Gang do Eletro, Edilson Morenno, Gaby Amarantos, MG Calibre, Luiz Pardal, Luiz Félix Robatto, Adriano Sousa e Esdras de Sousa. 

Carlos Eduardo Miranda
Show - Com direção musical de Carlos Eduardo Miranda e direção artística de Cyz Zamorano, a edição deste ano traz ao palco artistas que participaram das duas primeiras edições: Sebastião Tapajós, Trio Manari, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, Paulo André Barata, Pio Lobato, Mestre Vieira, Mestre Curica, Dona Onete, Toni Soares, Luê Soares, Almirzinho Gabriel, Felipe Cordeiro, Manoel Cordeiro, Nilson Chaves, Lia Sophia, Mestre Solano, Gang do Eletro, Mestre Laurentino, Gaby Amarantos e Metaleiras da Amazônia, formada pelos músicos Manezinho do Sax, Pantoja e Pipira do Trombone.

Eles são acompanhados por uma banda base, formada por alguns dos melhores instrumentistas paraenses: Luiz Félix Robatto, Pio Lobato e Davi Amorim (guitarra), Adriano Sousa, Vovô e Edvaldo Cavalcante (bateria), MG Calibre (baixo), Esdras Souza (saxofone e flauta transversal), Jade Guilhon (violino e bandolim), Edgar Matos (teclado) e Trio Manari (percussão). O contrabaixista Adelbert Carneiro fará uma participação especial. 

“Um show com excelência na produção, artistas de altíssimo nível e de várias sonoridades, mostrando parte do que é produzido no Pará. Isso encanta qualquer plateia”, diz Adelaide Oliveira, presidente da Cultura Rede de Comunicação. “Nossa intenção é celebrar essa música brasileira feita no Pará. O Terruá faz a música paraense circular e atrai cada vez mais olhares para nós”.

Após a temporada no Theatro da Paz acontecem as apresentações fora do Estado, para o público de São Paulo – entre os dias 05 e 07 de outubro, no Auditório Ibirapuera – e do Rio de Janeiro, em data e local ainda a serem divulgados. Saudado pela crítica especializada como um dos melhores produtos culturais concebidos no Estado, o Terruá Pará deu enorme visibilidade à música paraense. 

Paulo André Barata
No ano passado, o show foi indicado ao 7° Prêmio Bravo! Bradesco Prime, um dos mais importantes da cultura brasileira. Grandes veículos da imprensa nacional, como O Globo, Estadão e Folha de São Paulo, revistas Trip e Rolling Stone, TV Globo e Rede Record participaram da divulgação e cobertura do show. 

Realizado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Cultura Rede de Comunicação e da Secretaria de Estado de Comunicação, o Terruá Pará integra a política pública de difusão e circulação da música paraense. As duas primeiras edições reuniram 99 artistas de diversos gêneros musicais, da lambada ao carimbó, do boi-bumbá ao eletromelody, mostrando ao público toda a originalidade sonora que só se encontra no Pará.

Serviço 
Terruá Pará 2012. Show de lançamento dos CDs e DVDs. Estreia dia 1o de agosto, às 20h, no Theatro da Paz. Temporada até dia 04, nos seguintes horários: dias 02 e 03, às 20h, e dia 04, às 18h. Entrada franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, nos dias dos shows, a partir de 9h. Circuito Terruá Pará, com shows, festas, debates e palestra em vários espaços da cidade. Mais informações: www.terruapara.com.br.

Nenhum comentário: