8.8.12

Bitar finaliza 10 mil cliques da cidade Montevideo

Alberto Bitar, de branco, no centro
Depois de realizar “Quase Todos os Dias... São Paulo” e “Quase Todos os Dias... Belém”, o fotógrafo Alberto Bitar acaba de editar mais um vídeo, desta vez resultado do workshop ministrado por ele, em 2009, na cidade de Montevideo, durante o Fotograma – Encontro Internacional de Fotografia do Uruguai.

O vídeo “Quase Todo os Dias... Montevideo” já está postado, desde segunda-feira, no canal do fotógrafo no Youtube. É o terceiro trabalho desenvolvido pelo fotógrafo, em conjunto com 08 fotógrafos que unem olhares diversos para focar o cotidiano de uma metrópole, fisgando cenas que muitas vezes podem até passar desapercebidas. 

O resultado é sempre meticuloso. Pensem. São milhares de imagens que se transformam e ganham movimento, trazendo à tona, mas sob um outro processo de execução, a experiência prima e imagética do cinema. Tal experimentação é cada vez mais comum dentro da fotografia digital. Quem é que consegue dar um ou dois cliques apenas com uma câmera dessas na mão. 

O que vai, na verdade, fazer a diferença é a ideia na cabeça, sem querer fazer trocadilhos com a célebre frase de Glauber Rocha, mas que de fato é assim e só assim que se pode alcançar resultados cada vez mais interessantes e surpreendentes. Neste sentido, Alberto Bitar já vem experimentando isso desde “Enquanto Chove”, em 2004, numa parceria com Paulo Almeida. 

Neste primeiro trabalho, porém, há um roteiro de ficção, baseado em um conto escrito pelo ator e escritor Ailson Braga, enquanto que a trilogia de “Quase Todos os Dias...”, em São Paulo, Belém e Montevideo, traz como essência, a poética da imagem em cada uma dessas metrópoles. Dá trabalho. 

“Só agora que terminei, porque estava com dificuldades com a trilha, até que conheci essa banda ‘Inspirative’, da Thailandia. Éramos vários fotógrafos. Cada um saiu com uma sequência pra fazer em horários pré definidos. Quando um fotógrafo acabava, o outro começava em outro ponto. No fim tínhamos um trabalho com o tempo de um dia contínuo. Eu tinha cerca de umas 10.000 fotos (chutando) pra trabalhar”, explica. 

Alberto Bitar vem se deixando há alguns anos a este tipo de trabalho, mas de forma simples diz que este é um viés inerente a sua vida profissional. “Sou fotógrafo. A fotografia é a base de todo o meu trabalho ou quase todo. Eu sempre presto muita atenção no que está no meu entorno para produzir os meus trabalhos”, conta.

 Com fim, temos em cores e locações, sentimentos que nos traduzem o cotidiano da cidade capital do Uruguai. É uma experiência visual, combinada a sonora, vislumbrando a audição das músicas da banda descoberta por Alberto. Há momentos que chama atenção, como um nevoeiro que parece engolir um estádio inteiro. Vale conferir, acesse aqui

Ficha Técnica

Direção e Edição: Alberto Bitar 
Roteiro e Fotografia: Alberto Bitar, Carlos Olivares, Liliana Michetti, Raúl Leguisamo, Francisco Landro, Cecilia Panizza, Nicolás Dominguez, Lucía Melgarejo e Victoria Giménez.
Trilha Sonora: Inspirative (Felicity Is Out There e Sitting On My Chair).
Agradecimentos: CMDF, Daniel Sosa, Cacília Panizza, Francisco Lando, Raul Leguisamo, Noppanan Panicharoen e Inspirative, Mariano Klautau Filho, Foto Club Uruguayo.

Nenhum comentário: