31.8.12

Elf expõe e vende obras de P.P.Condurú e Simões

Aos 31 anos de existência, a galeria Elf anda a realizar ações para comemorar sua trajetória sempre ligada a mais fina flor da arte. E no mês de setembro, elas iniciam com sarau e, antes, com a exposição “Insano de Mim”, que reúne desenhos de Simões e PP Condurú, datados de 1975 a 1985, adquiridos pelo saudoso Gileno Chaves, logo no inicio da carreira dos artistas. Todos estarão à venda. Insanidade? Eu diria que uma bela oportunidade para colecionadores, amantes e loucos por arte. O vernissage acontece neste sábado, 1º , às 11h, e contará com a performance de Drika Chagas, que produzirá, ao vivo e à cores para nós, uma obra de arte urbana. E no dia 15, aí sim, será realizado um sarau lítero musical.

É “mais uma loucura!”, vai logo me dizendo Lucinha Chaves que, junto com a filha, Luena, leva à frente um sonho que iniciou há mais de três décadas. “Há alguns desenhos do Simões que são mais recentes, de 2000. Sempre quis fazer uma individual dele aqui”, me conta ela durante um bate papo através do Facebook, na última madrugada.

Dois expoentes da geração paraense dos anos 1980, nas artes plásticas, P.P. e Simões  também são grandes amigos. P.P. Condurú segue sua trajetória com o desenho, mas há algum tempo vem encontrando com tecnologia e internet novas possibilidades estéticas(acompnhe-o em seu blog). Em 2008 comemorou 30 anos de carreira, com lançamento de um vídeo, livro e uma grande exposição na Casa das Onze Janelas. Será, portanto, no mínimo interessante ver trabalhos seus do início da carreira. 

Também em 2008, José Augusto Toscano Simões, ou simplesmente Simões, abria a exposição "Redesenho", após nove anos longe das telas, época em que se dedicou ao saudoso bar galeria Café Imaginário (onde ele inventou a famosa pizza de jambú). Depois disso, continuou pintando, mas não fez mais nenhuma mostra. 

Atualmente, morando entre Belém e Mosqueiro, planeja novo retorno à produção e quem sabe abrir exposição. Fico na torcida. Enquanto isso, busca recursos para a produção de um livro artístico em que ilustra com belos desenhos a história de um “Jacarezinho de Cinco Patas”, escrito por um amigo francês. Li, vi. É lindo.

Não perca - Taí. A mostra da Elf será boa oportunidade para ver ou rever os traços dos meninos de 20 anos que àquela altura revolucionavam as artes em Belém. E, ao mesmo tempo, conhecer o trabalho de Drika, que representa uma nova geração de artistas visuais, não menos inovadores.

Ela, com seu grafite tem inundado de cores os muros e galerias da cidade, causando admiração naqueles que talvez há bem pouco tempo ainda nutriam algum tipo de preconceito a esta técnica artística. Drika Chagas foi convidada para fazer um trabalho de grafite sobre tela, na rua, durante a abertura da exposição. O ato vai acontecer bem em frente à Elf, e o que ela produzirá depois estará compondo a mostra. Quem for ao vernissage neste sábado, vai acompanhar todo o processo. 

“A Drika é uma pessoa cheia de ideias boas. Quando eu a chamei para falar do projeto ‘Insano de Mim’, com esta ideia sobre a loucura nossa de todo dia, ela topou na hora. Os desenhos dos ‘meninos’ são lindos e vão dialogar legal com a proposta da Drika”, diz de forma apaixonada, Lucinha Chaves. 

O nome da exposição foi ideia do jornalista e fotógrafo Edney Martins, que também organiza o sarau, programado para o dia 15, um outro sábado, também a partir das 11h. Tudo certo, afinal a loucura é também tema recorrente na literatura e na música, assim como talvez seja o combustível mais poderoso da genialidade. Estão na mira, Ana Cristina Cesar e Manoel de Barros, entre outros, e quem quiser pode chegar com suas poesias também. O encontro terá participação de vários músicos. 

Sarau - “O sarau é feito a muitas mãos, como deve ser. A parte musical está a cargo do Renato Torres, músico que já tem uma trajetória muito bacana, com shows mesclando música e poesia, inclusive com apresentações lá no Espaço Boiúna (Bar do músico Mário Moraes, na Pariquis, entre Padre Eutíquio e Apinagés)", diz Edney Martins. 

"O Benedito Ferreira é professor e amante da música. Sabe tocar flauta e sax, e junto com o Renato fará uma participação. O Júlio é pianista, e ele acompanhará um amigo tenor, executando duas árias”, vai me explicando Edney.  O Sarau, conta ele, terá ainda a luxuosa presença da jornalista Ana Clara Matos e de Valéria Fagundes, nos vocais. 

No texto escrito no convite para a exposição, Lucinha Chaves faz referências à obra de Cervantes e lembra que há sempre existir em cada um de nós, um Quixote.  “A delirante alegoria da obra de Cervantes encaixou a fantasia transgressora que reside na mente humana, nos irresistíveis apelos da insanidade, do sonho e da realidade. De fato, há uma razão na falta de razão!”. Concordo!

Serviço 
Abertura da mostra para convidados: 1º de setembro de 2012, de 11 às 14h. Visitação: de segunda a sexta, de 10 às 19h e aos sábados, de 10 às 14h, até o dia 22 de setembro. Sarau Literário: dia 15 de setembro, de 11 às 14h, sob a coordenação de Luciana Brandão, Edney Martins, Valéria Fagundes e Fernando Maués.

Nenhum comentário: