6.8.12

Está tudo pronto para começar o CLIC em Cena

Trata-se de uma prévia para o I Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas, que ainda acontecerá em 2012. Com o foco no auiovisual o Clic em Cena  inicia nesta quarta-feira, 08, e vai até sexta, 10. O evento, porém, não será mais realizado no Cine Olympia, que por estar com grandes problemas em toda sua estrutura elétrica, foi obrigado a fechar suas portas no dia 19 de julho, ficando assim até que estes sejam solucionados. A programação será ser realizada na Faculdade Ideal – Faci IV - Rua dos Tupinambás, entre Pariquis e Mundurucus, 460 - Batista Campos, Belém.

O fechamento, certamente temporário, do Cinema Olympia, poderá ser melhor discutido pelo público do Clic, pois a Mesa de abertura traz como tema os "100 anos de história: na tela e fora dela" e terá como mediadora Nazaré Moraes, que é a gerente responsável pelo Cinema Olympia, além de três ilustres participantes.

Marco Antônio Moreira, crítico de cinema e programador da sala desde que esta passou para a responsabilidade do poder municipal, Luzia Miranda, cientista política, crítica de cinema de "O Liberal", organizadora do livro “100 anos da História Social de Belém (1912-2012)”, sobre o Cine Olympia e o grande Pedro Veriano, médico, jornalista, critico e pesquisador de cinema. É autor de "A Critica de Cinema em Belém", "Cinema no Tucupi" e "Fazendo Fitas" e organizador do livro “100 anos da História Social de Belém (1912-2012)”, sobre o Cine Olympia.

Também neste primeiro dia haverá roda de conversa (14h às 15h) com Andrei Miralha, criador de histórias em quadrinhos e produtor de cinema de animação, que já dirigiu “Muragens” , “Nossa Senhora dos Miritis”, “Adimirimiriti” e o documentário “Miriti-Miri”. 

Chupa Chupa, co-direção de Adriano Barroso
Outro tema em pauta nesta quarta será “Narrativa e Experiência no Audiovisual na Amazônia” (15h às 17h), com mediação de Fabrício Ferreira, graduando de Letras na Faculdade Ipiranga, Editor da Editora Paka-Tatu e escritor premiado no I Prêmio Literário Dalcídio Jurandir e no Concurso Anual da Academia Paraense de Letras de 2011.

A mesa terá participação de Adriano Barroso, autor das peças teatrais e ator em espetáculos como “A Vida é Sonho”, de Calderón de La Barca; “Hamlet Machine”, de Heiner Müller e “Aldeotas”. 

No audiovisual, além de ter assumido recentemnte a presidencia da ABDeCPa - Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará, Adriano co-dirigiu o documentário “Chupa-Chupa: a história que veio do céu”, roteirizou os curta de animação “A Onda, Festa na pororoca”, “Visagem” e “Admirimiriti” e atuou em oito filmes, como entre eles, o premiado Matinta Pereira e Dias. 

Um dia qualquer (Foto do site Cinemateca Paraense)
Outro participante será Relivaldo de Oliveira, graduado em Comunicação Social pela UFPA, mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA) e doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela UFPA. 

É autor dos livros “Mito e modernidade na 'Trilogia amazônica', de João de Jesus Paes Loureiro” (NAEA/UFPA, 2003), publicado pelo Prêmio NAEA de melhor tese e dissertação de 2001-2002; "Amazônia, cidade e cinema em 'Um dia qualquer e 'Ver-o-Peso: ensaio'" (IAP, 2012), publicado pelo prêmio Vicente Salles de melhor ensaio do Instituto de Artes do Pará (IAP). Relivaldo também foi o organizador do livro Cinema na Amazônia: textos sobre exibição, produção e filmes (CNPq, 2004).  

Atento ao momento atual da produção audiovisual da Amazônia, o Clic busca  incentivar o intercâmbio e troca de experiências entre produtores e criadores em audiovisual, estimulando a criatividade e a produção técnica e conceitual dos interessados em tal temática.

A programação conta com a participação de pesquisadores, produtores, atores, diretores de diversas áreas do audiovisual, como curtas de animação, ficção, videoclipes, TV, entre outras, além de interfaces com a Literatura, Teatro e Dança. Na Mostra de Curtas, os diretores inscritos irão falar de seu trabalho e dividir com o público suas experiências no audiovisual. Em sua primeira edição, a Mostra exibirá curtas que foram enviados de três regiões do país: Norte, Nordeste e Sudeste.

A taxa de inscrição custa R$15,00 (quinze reais). Quem deseja se inscrever no evento deve preencher este o formulário disponível no blog do Clic, que ficará disponível até às 22h desta terça-feira, 7, e efetuar o pagamento da taxa. Quem já preencheu a ficha, mas ainda não pagou o valor da inscrição poderá pagar no ato do credenciamento, às 9h, mas que também ocorrerá todos os dias do evento.

Confira os curtas selecionados. Veja e sabia mais sobre CLIC: http://www.portalclic.net/

Nenhum comentário: