9.8.12

Miolo traz a Belém nuances do bumbá maranhense

Encerrando temporada de circulação nacional, o projeto "Teatro nos passos do Boi: no miolo da floresta" chega a Belém com espetáculo, workshops e lançamento de livro. Em parceria com o Boi da Terra , coordenadon por Ildo Terra, o espetáculo será mostrado no bairro da Terra Firme e no Teatro Cláudio Barradas, juntamente com dois workshops para profissionais e estudantes de teatro interessados sobre a história do boi-bumbá e suas nuances. 

No ano em que celebra 15 anos de fundação a Santa Ignorância Cia. de Artes, São Luis – MA, tem a honra de circular pelo país através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011, com o Projeto Teatro Nos Passos do Boi: No Miolo da Floresta. 

A obra de ficção é baseada em leitura, observação e depoimentos de brincantes, que traz em síntese os conflitos de um homem pobre diante da exploração sofrida no ambiente de trabalho e no espaço do divertimento. O espetáculo apresenta a vida e os sonhos de João Miolo, operário da construção civil e brincante de bumba meu boi que tem uma vida comum a tantos outros operários: casa humilde, vida sofrida e uma enorme solidão. Mas em meio a tudo isso, João sustenta o desejo de ainda vir ser cantador no boi onde brinca e ocupar uma posição de destaque na vida. 

O drama de João começa quando, não sendo aceito como cantador, decide não sair na boiada daquele ano. Revoltado, ele vai trabalhar embriagado e acaba machucando-se, precisando refazer os votos com o santo para não perder a perna. O espetáculo apresenta o homem em conflito com a fé e suas relações sociais e suas ações de circulação já passaram por São Luis (MA), Macapá (AP), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e para encerrar a grande temporada em Belém (PA). 

Sabedor da diversidade de características do auto do bumba-meu-boi no Maranhão e no Brasil, este projeto pretende aproximar a produção teatral da companhia com a produção cultural da região norte, através de cinco ações. 

Apresentação do espetáculo O Miolo da Estória; Debates e os workshops “Sotaques do Maranhão” e “O Ator Brincante Nos Passos do Boi”. O lançamento do livro "Entre o Chão e o Tablado: a invenção de um dramaturgo", de autoria do ator Lauande Aires também ganahará lançamento nos locais de apresentação.

Ficha Técnica 
Ator, Autor e Diretor: Lauande Aires. Produtor Executivo/Operador de Sonoplastia: César Boaes. Iluminador: Julio César da Hora. Assistente de palco/Ministrante de workshop: Leonel Alves. Contatos : Ator/Dramaturgo e Diretor: Lauande Aires - lauandeaires@yahoo.com.br / 98 9621 4934 / 98 32532122. Produção Local: Cia de Teatro Madalenas / Tainah Fagundes: ciamadalenas@gmail.com / 91 8177 2176 / 91 3088 3103.

Exercícios - No Maranhão atualmente são aceitos cinco sotaques presentes nos mais de duzentos grupos tradicionais e alternativos que se apresentam durante todo o ano (principalmente entre os meses de maio a agosto) e podem ser classificados em Grupo Indígena (representado pelos sub-grupos de bois de pindaré e ilha), Grupo Africano (representado pelo sub-grupo de bois de zabumba e costa de mão), Grupo Branco (representado pelo sub-grupo de bois de orquestra). 

 Na quinta-feira, das 9h às 12h, o workshop acontecerá na Escola de Teatro e Dança da UFPA, sob a coordenação do ministrante Leonel Alves. Com duração de 03 horas, o exercício vai demonstrar e experimentar os principais movimentos do Bumba-Meu-Boi do Maranhão e produzir pequenas coreografias a partir de cada sotaque ou “estilo”. O workshop propõe a apreciação e compreensão de cada personagem e estilo e suas aproximações a partir de células rítmicas essenciais. 

No segundo workshop é “O Ator brincante nos passos do Boi, também com 20 vagas, na sexta-feira, 10, das 9h às 12, também na Escola de Teatro e Dança da UFPA, com Lauande Aires. 

Serão mais 03 horas de duração, onde os participantes terão demonstrações e experimentações processo de criação de personagens e cenas teatrais a partir de estímulos físicos e sonoros do Bumba-Meu-Boi do Maranhão desenvolvidos durante a montagem do espetáculo O Miolo da Estória. 

O trabalho é centralizado nas matrizes das principais personagens do auto, seus passos, e a aplicabilidade dessa corporeidade. No primeiro momento o trabalho propõe a apreensão das células rítmicas como estímulo condutor da mecânica do movimento, dividindo o corpo em base, quadril e tórax. No segundo momento propõe-se a organização das matrizes coletadas e experimentação do ritmo interior. O terceiro momento é destinado ao processo de composição do ator. Em ambos os workshops são apenas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: ciamadalenas@gmail.com .

Serviço
Espetáculo O Miolo da Estória. Na quinta-feira, 09 - 19h: Espetáculo seguido de debate, no Bairro da Terra Firme, em parceria com o "Boi da Terra", na Escola Brigadeiro Fontenelle. Na sexta-feira, 10, e no sábado, 11, as apresentações acontecem às 21h, com espetáculo seguido de debate, no Teatro Universitário Cláudio Barradas - Entrada franca. Os ingressos serão entregues na bilheteria apenas 01 hora antes. 

Nenhum comentário: