22.9.12

Alex Pinheiro comemora 30 anos de discotecagem

Texto: Dani Franco

Era pra ser apenas a celebração do cinquentenário dos Rolling Stones – por si só um excelente motivo para comemorar – mas o dia 22 de setembro marca também as três décadas de discotecagem de Alex Pinheiro. É hoje, na Selecta 4 que acontece no restaurante Casa México. 

Além do aniversariante, também assumem as pick ups os DJs Ruy Oliveira, Fernando Wanzeler (Coletivo Black Soul Samba) e Daniel Coutinho Jr. Tido como lendário e grande inspirador do cenário da discotecagem de Belém, Alex Pinheiro é a estrela maior da próxima Selecta 04, a festa que retirou os vinis dos fundos de sebos, estantes, prateleiras, caixas e armários dos djs paraenses e tem imprimido sua marca na noite de Belém. 

Considerado um “lobo solitário”, Pinheiro é assumidamente um DJ de música alternativa. Suas incursões na cidade são sempre em vanguarda, abrindo caminho para o que, muitas vezes, viraria moda. Através dele, bandas paraenses como as extintas Cravo Carbono e Euterpia, passaram a ser tocadas nas pistas de dança; além de trazer pra cidade novas formas de discotecar.

“São mais de 30 boates e pelo menos a metade fizeram história ... Não dá pra contar a história do rock e afins só mencionando as bandas que não foram mais incisiva que um Dj feito eu. Lembro que muitos só curtiam heavy metal, mas quando entraram no La Cage e ouviram os sons que rolávamos, se expandiram musicalmente.” analisa o DJ. Para Ruy Oliveira, DJ e companheiro de longa data de Pinheiro, “ele (Alex) me influenciou e praticamente a 99% dos discotecários rock de Belém”, afirma.

Alex, discotencando na Selecta 03
Filho do Maestro Araújo Pinheiro (fundador e imortal da Academia Paraense de Música) e irmão de outro importante DJ da cidade, o Tarrika, Alex diz que é DJ “à duras penas”, mas que isso é melhor do que ser um economista infeliz.

“Comecei em 1982 no Gato e Sapato, discotecando uma música moderna para época como punk /new wave (antes do estouro anos depois) tecno pop, música brasileira e os ‘cambaus’. Estava sozinho experimentando algo novo, eu rolava aquilo que gostava e não ficava mais à sombra dos manos.”, informa.

Nesses 30 anos, Alex se ressente pela falta do reconhecimento da importância de DJs como ele, Ruy Oliveira e Velton Coelho. “Falta técnica, felling, conhecimento, humildade e respeito com aqueles que vieram antes e que abriram caminhos para eles.”, reclama. Mas, apesar das insatisfações, o DJ continua no caminho da discotecagem, garimpando preciosidades musicais para alegria e felicidade geral da nação roqueira da “mangueirosa”. 

Na festa deste sábado a comemoração dos 30 anos de discotecagem do DJ, será ao sabor da bolacha preta, o vinil. Nos pratos, os DJs Ruy Oliveira, Fernando Wanzeller e Daniel Coutinho Jr. se revezam entre as várias fases dos Rollings Stones para também celebrar os 50 anos da banda inglesa; além de passear pelos clássicos do cancioneiro do mundo do rock, indo de Pixies, Blondie, Smiths, Simple Minds, David Bowie e todos os grandes roqueiros marcados naquele inconfundível som de peixe fritando. 

Serviço 
Selecta 04 – Festa do Vinil – Homenagem aos 50 anos da banda Rolling Stones e aos 30 anos de discotecagem de Alex Pinheiro Com os DJs Alex Pinheiro, Ruy Oliveira, Fernando Wanzeler e Daniel Coutinho Jr. Neste sábado, 22 de setembro, a partir das 22h, no restaurante Casa México – Mundurucus, em frente a Praça Batista Campos. Ingresso: R$5,00 Mais informações: 9116 80 94.

Nenhum comentário: