25.9.12

"Avenida Brasília Formosa" no Amazônia Doc 4

O longa de Gabriel Mascaro retrata identidades repartidas, fissuras e grafias. Em "Avenida Brasília Formosa", ele gera encontros entre personagens singulares eleitos para tecer uma rede de leitura poética e sensorial de uma comunidade. O documentário será exibido nesta quarta--feira, 26, na Mostra Competitiva do IV Festival Pan-Amazônico de Cinema, Amazônia Doc, que ocorre no Teatro Maria Sylvia Nunes, às 19h30. A entrada é franca.

Os laços comunitários se estabelecem não a partir de uma romantização (muito comum ao cinema brasileiro) do conceito de “identidade cultural”, mas a partir de relações cotidianas.

São relações que congregam tensão e conflito com as mais puras necessidades humanas. Uma verdadeira teia complexa e intrincada de pessoas que se interconectam.

Fábio é garçom e cinegrafista. No bairro de Brasília Teimosa, em Recife (PE), ele registra importantes eventos. O que gerou um acervo com raras imagens, como a exemplo da visita do presidente Lula às palafitas do lugar.

O rapaz é contratado pela manicure Débora para fazer um videobook, que tentar uma vaga no Big Brother. Ele também filma o aniversário de cinco anos de Cauan, um garotinho fã do Homem Aranha. Já o pescador Pirambu mora num conjunto residencial construído pelo governo para abrigar a população que morava nas antigas palafitas do bairro, que deu lugar à construção da Avenida Brasília Formosa. 

Curta - Veja também hoje o curta “Regresso”, de Jano Burmester.Sinopse: Pepe Zavala volta a Lima depois de morar no estrangeiro com a família. Agora viverá na casa de seus pais, acomodando-a a seu gosto e deixando transparecer um homem estranho e solitário, um obsessivo compulsivo com a limpeza, ordem e perfeição. 

Vanessa Iturriaga é sua vizinha e parte do passado compulsivo dele, que será retomado na dedicação de registrar seu dia a dia para conhecê-la. Regreso é um curta-metragem que expõe o mundo interior de uma personagem que vive sozinha, escrava de sua obsessão compulsiva, sem poder vencê-la. 

O Amazônia Doc 4 tem patrocínio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e integra a programação da Feira Pan-Amazônica do Livro. O festival conta ainda com o apoio cultural do Estúdio Ovelha Negra, Colégio Ideal, Fox Vídeo e Distribuidora Estrela do Norte. 

Serviço
Mostra Competitiva Amazônia Doc, quarta-feira, 26, às 19h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas). Entrada Franca.

Nenhum comentário: