11.9.12

O artista e a curadoria de arte no Café Fotográfico

Depois de abordar o tema no mês de abril, o Café Fotográfico do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Associação Fotoativa, volta a falar sobre curadoria desta vez focando a relação do artista com o curador. Realizado sempre na última sexta-feira de cada mês, o evento acontece excepcionalmente nesta quinta-feira, 13, às 19h, no IAP, na véspera da abertura da exposição "Aquarela sobre fotografia”, que reúne obras de Rubens Matuck em parceria com o fotógrafo João Paulo Capobianco, na Kamara Kó Galeria.

"Artista e Curador: um diálogo possível" pretende levar ao público a melhor compreensão sobre o processo de divulgação e a disseminação  crítica de uma produção artística. Para o debate foram conidados a Curadora Rosely Nakagawa e do artista plástico Matuck, que possuem uma parceria iniciada ainda em 1973, momento em que, segundo o artista, a fotografia se tornou um elemento permanente em seu processo criativo. 

Já Rosely Nakagawa tem larga experiencia e traz inúmeras realizções em sua trajetória. É graduada em Arquitetura pela FAUUSP  e fez especialização em Museologia pela USP em 1978/80 e em Comunicação e Semiótica pela PUC_SP em 2005.  Já respondeu, entre outras, pelas curadorias da FNAC Brasil de 2004 a 2010 e da Casa da Fotografia FUJI 1994 a 2002. De 1982 a 2002, curou o Festival de mídia eletrônica da Vídeo Brasil,de ter sido coordenaroa geral de Projetos do Núcleo Amigos da Fotografia, o NaFoto, de 1990 a 1997, no qual realizou o I, II e III Mês Internacional de Fotografia e I Seminário Internacional da Fotografia.

Entre as exxposições realizadas como Curadora independente realizou este ano "Retrato Interior - Fotopinturas de Julio Santos", na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no mês passado e “Paraisópolis, uma cidade dentro da outra”, de Renata Castello Branco, no SESC Pompéia.

Em anos anteriores, Rosely foi curadora da Europália – “Extremos – coletiva Fotografia Brasileira Contemporânea”, em Bruxelas, Bélgica (2011) e “30 anos de Fotografia” – coleção particular Rosely Nakagawa nos espaços da Caixa Cultural Curitiba, São Paulo, Brasília e Salvador.

Rubens Matuk Arquiteto de formação é artista plástico há mais de 40 anos. Em seu ateliê desenvolve pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, aquarelas. Seus cadernos de viagens pelo Brasil e exterior são uma fonte e referência para seu trabalho artístico que também resulta em publicações para o publico infanto juvenil, tendo publicado mais de 100 títulos.

Entre os principais estão: O Cerrado, O Pantanal, A Amazônia, série de 1987; Tudo É Semente, 1993, com Carlos Matuck; Plantando uma Amizade, 1996; Aldemir Martins, 1999, Leonardo desde Vinci em 2006, com Nilson Moulin. Em 1993, recebe o Prêmio Jabuti pela ilustração do livro infantil O Sapato Furado, de Mario Quintana. Publicou mais de 50 títulos em literatura infanto juvenil e já foi personagem de Ruth Rocha no livro Rubens, o Semeador. 

Sobre seu trabalho pessoal, publicou “Brasil que Resiste”,  com João Paulo Capobianco, “Cadernos de Viagem” e “Mogadom e Euphrates” em dezembro 2010, todos pela Editora terceiro nome. Escreveu e editou o livro Duas Partes, sua pesquisa sobre a escrita com texto de Oscar d’ Ambrósio em 2008. 

Já realizou diversas mostras de seu trabalho artístico, tendo destaque as mostras Individuais no SESC Paulista em 1981, na Galeria São Paulo em 1986, no MASP em 1998, na galeria Choque Cultural em 2008 e na Graphias em 2010. 

Capobianco excursionou pelo Brasil por muitos anos e é um dos mais próximos parceiros de Rubens. Na mostra que abre para o público no próximo dia 14, na Kamara Kó Galeria, eles vão estar juntos novamente. 

No bate-papo no IAP o público terá oportunidade de compreender o trabalho curatorial desenvolvido por Rosely, perceber o percurso artístico de Rubens, além de ter uma prévia da mostra.

João Paulo Ribeiro Capobianco (São Paulo, SP, 1957) é biólogo e ambientalista. Iniciou suas atividades na área da fotografia no final dos anos 70. A partir de 1985 começou seus experimentos na documentação de meio ambiente. Dentre estes trabalhos, destacamse os audiovisuais e exposições fotográficas nas décadas de 80 e 90: "Fauna Brasileira", sobre animais em extinção, que funde imagens de animais na natureza com desenhos dos mesmos animais retratados pelo artista plástico Rubens Matuck; "Juréia", utilizado intensamente pelo movimento de criação da Estação Ecológica de Juréia-Itatins; e, "Lagamar" sobre a região Estuarino Lagunar de Iguape-Paranaguá, utilizado pela campanha de lançamento da Fundação SOS Mata Atlântica.

Além de seu trabalho na área da fotografia, Capobianco tem tido intensa atuação como ambientalista. Foi Secretário Nacional de Biodiversidade e Florestas e Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente (2003 a 2008), professor visitante da Universidade de Columbia (2008 a 2009) e pesquisador associado do Ipam – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, no mesmo período.

Mostra  - A exposição "Aquarelas sobre fotografia" reúne 25 fotografias captadas na Amazônia e imagens de palmeiras de buriti, escolhidas em meio aos livros de viagens da dupla que compartilha experiências profundas com a floresta e seus povos. 

“Uma série de viagens, por exemplo, para Altamira, onde fiz dois livros infantis na aldeia Arawete: O Gavião e A Pescaria”, conta Matuck, que mergulhou no universo indígena em expedições das mais diversas, como quando integrou a comitiva do cantor Milton Nascimento pelo Acre em busca de material musical para o disco Txchai. 

“Cresceu muito minha admiração por estas pessoas que vivem na Amazônia, por seus migrantes nordestinos e sua grande influência cultural, assim como a participação da exuberante cultura portuguesa, além da força da tradição dos povos indígenas. Tudo isso aliado ao poder transformador da fotografia como instrumento artístico e incorporado ao processo de artes plásticas no meu trabalho e do trabalho de João Paulo Capobianco”, declara Matuck.

A exposição é uma realização da Kamara Kó Galeria, com patrocínio da BLB Eletrônica, apoio institucional da Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense, FUMBEL e Prefeitura de Belém,  apoio da Gráfica Sagrada Família e Construtora Construcap.

Serviço
Café Fotográfico “Artista e curador, um diálogo possível”, com Rosely Nakagawa e Rubens Matuck será no próximo dia 13, no IAP, Praça Justo Chermont nº 236 – Nazaré, às 19h. Entrada Franca. Abertura da exposição João Paulo Capobianco e Rubens Matuck, aquarelas sobre fotografia” acontece dia 14 de setembro, às 19h, na KamaraKó - Rua Frutusoso Guimarães, Travessa Frutuoso Guimarães , 611.  Até 29 deste mês, das 15h às 19h (terças, quartas, quintas e sextas), e de 10h às 13h (sábados). Entrada franca. Informações e agendamentos: 91.32614809 | 91.32614240 kamarakogaleria@gmail.com | www.kamarakogaleria.com

Nenhum comentário: