2.10.12

Café Brasil traz a música brasileria para as pistas

O cara do Bossacucanova em Belém + uma vez
A 1ª edição do evento em Belém traz o Dj carioca Marcelinho da Lua, fundador/produtor do projeto Bossacucanova que renovou a música brasileira nos anos 2000. A festa homenageia a música brasileira e terá outros convidados tocando clássicos da MPB e remixes de novos DJs, não importando o estilo, o ano de lançamento ou os artistas por trás das gravações. A noite conta também com a banda Enquadro e Marcel Barreto. Nesta sexta, 05, no Café com Arte.

Para o Marcelinho da Lua, ser DJ e produtor não é apenas aplicar a técnica sobre o som e a máquina, é também ser um curioso musical, incansavelmente. Assim ele conseguiu colcoar em foco, mundo afora, a musica brasileria com remixes de clássicos com participações de novos artistas. Seu Jorge cantando Cotidiano do Chico, Ed Mota com Garota de Ipanema, entre outros grandes encontros são exemplos de seus remixes inesquecíveis.

Os projetos Bossacucanova e solo lhe renderam indicações e prêmios musicais importantes, como prêmio Tim de música brasileira, melhor videoclipe MTV e até indicação ao Grammy, prêmio mais importante da música mundial. 

Marcelinho da Lua é também produtor e colecionador de LP’s, que dedica sua vida à música. É reconhecido internacionalmente pelo seu amor ao país de origem. O DJ busca o Samba, o Afrosamba, a Bossa Nova, o Carimbó, o Maracatu, o Mangue Bit e todos os outros estilos musicais que o Brasil oferece. 

Marcelinho da Lua
No inicio de sua jornada, da Lua foi roadie da banda Coma. Até se tornar técnico de som do estúdio Hanói e sucessivamente, a convite de Bernardo Bittencourt, ingressar como assistente do estúdio Albatroz, de Roberto Menescal e Raymundo Bittencourt. 

Com 10 anos de experiência no selo Albatroz, Marcelinho da Lua uniu-se aos músicos Márcio Menescal e Alexandre Moreira para formarem o Bossacucanova, em 1997.  O trio compõe a nova geração da MPB e propõe releituras da Bossa Nova, acrescentando drum’n`bass. 

O Bossacucanova já fez diversas turnês pelo Mundo e pelo Brasil, já teve álbum indicado ao Grammy. Se firmando como produtor, Marcelinho da Lua engrenou na gravação de CDs de diversos artistas, como Wanda Sá, Tito Madi, Carlos Lyra e outros. 

No ano de 2004, compôs seu primeiro álbum, ‘Tranqüilo’. Extraordinário, um álbum completo que conta com a participação de João Donato, Seu Jorge, Black Alien, Luis Carlos Ramos, Bi Ribeiro e Martinália, entre outros. O álbum recebeu Prêmios de Melhor Videoclipe de Música Eletrônica na MTV Brasil, por “Cotidiano” (2004) e “Refazenda” (2005). 

Em 2007, seu segundo filho, o ‘Social’, foi gerado com a participação de Ed Lincoln, Martinho da Vila, B Negão, João Barone, Bi Ribeiro, Ultramen, João Donato, Amora Pêra, Fernanda Gonzaga, Marlon Sette, Pablo Moses, Arthur Maia e João Fera. Os dois álbuns receberam o Prêmio Tim de Música Brasileira na categoria Melhor Disco de Música Eletrônica. 

Marcel Barreto
Além das próprias criações, Marcelinho da Lua nos mostra mais da sua música eletrônica com remixes de gente grande: Orlandivo (no álbum Sambaflex), Paralamas do Sucesso (no álbum Hoje), Hyldon - “Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê)” e “As Dores do Mundo”, “Que Baque é Esse?”, de Lenine, na voz da Daniela Mercury. 

Tratando-se de e-music, da Lua é reconhecido no Mundo todo pelo acelerado drum’n bass. Junto aos seus amigos e DJs Calbuque e SkullB, fervem a pista festa ‘Febre’, a primeira de drum’n bass no Rio de Janeiro, que debutou este ano.

Marcelinho viajou o Mundo todo levando sua arte e representando o Brasil. Com o Bossacucanova, abriu o show do Basement Jaxx no Hollywood Ball, em Los Angeles, esteve também no Favela Chic de Paris e já passou até pelo Japão. Marcelinho também vai anualmente a Portugal e já esteve na África, onde ele diz expor sua identidade buscando ritmos com descendência africana e latina também. 

Mais convidados - Para completar a programação, atrações locais que respiram MPB, sem perder o foco na pista, estarão presents, como os DJs Albery Rodrigues, Bernardo Pinheiro, Eddie e Roberto Figueredo, além dos shows da banda Enquadro e Marcel Barreto

Marcel Barretto nasceu em Toulouse, na França, mas veio morar em Belém cedo e logo teve suas influências musicais marcadas pela própria mãe, que também é musicista. Tocava na noite com bandas profissionais, conheceu o Casarão Cultura e gravou com Juca Culatra o CD “Juca Culatra e as piranhas pretas”, assinando também a arte do álbum. 

A banda Enquadro, causando!
Já a banda a banda Enquadro, formada por Thiago Pires, Lucas Estrela e Emmanuel Penna, traz no som um fluxo cativante de originalidade e elementos de diversos estilos musicais - como jazz, experimentalismo, rock e música paraense.  

Durante o evento, o Café com Arte será dividido nas pistas: Café, com remixes e músicas mais aceleradas, para dançar; e Brasil, com versões originais, discos vinil e muito saudosismo.  

Serviço
O Café Brasil vai rolar  no Café com Arte (trav. Rui Barbosa nº 1437, entre Nazaré e Braz de Aguiar), com Marcelinho da Lua (Bossacucanova/RJ), Albery Rodrigues, Bernardo Pinheiro, Eddie, Roberto Figueredo, Banda Enquadro e Marcel Barreto. A partir das 22h. Ingressos antecipados: R$ 15, 00. Contatos: contato@outroplano.com.

Nenhum comentário: