24.10.12

Encantados é a próxima estreia no Teatro Cuíra

Seres encantados por toda parte
O projeto Pauta Mínima, que no comecinho do mês de outubro trouxe para o público “Amor Palhaço”, do grupo Palhaços Trovadores, segue agora com a temporada de "Encantados S.A.", do Grupo de Teatro Universitário, de 25 a 28 de outubro, no Teatro Cuíra. Até dezembro mais cinco espetáculos estarão em cartaz. Fique ligado.

O espetáculo conta a história do menino Noque, de 13 anos, que matem com seu brinquedo preferido, o Gigy, uma relação de cumplicidade e com quem compartilha sentimentos e experiências cotidianas. A vida corre tranquila, mas quando menos eles esperam se vêm envolvido em um caso muito estranho, envolvendo um professor de química que uiva como um lobo, uma senhora que oferece maçãs para as pessoas na rua e uma criança que caminha como se fosse um pato. 

Os dois começam a investigar estes fatos até encontrarem a chamada Organização Secreta dos Seres Encantados Aliados Pela Proteção da Fantasia ou Simplesmente Encantados – a OSSEAPEPROFOSOE - que muda suas vidas para sempre. 

Indicado para crianças de todas as idades, Encatados S. A. é dirigido por dois jovens artistas que vem se destacando cada vez mais na cena do teatro paraense, Haroldo França e Bárbara Gibson. Ele tem 24 anos e começou a fazer teatro no SESI, em 2004, aos 15. Ela, tem apenas 22, mas já atua desde os 9 anos. Haroldo França fundou, em 2006, a “Cia. Teatro Em Cores”, onde dirigiu os espetáculos "Massacre" e "Jogo de Sete". 

Em 2008, entrou para o curso de formação em Ator da ETDUFPa, e participou da reativação do Grupo de Teatro Universitário, que estava parado há mais de dez anos. Neste grupo, Haroldo teve a oportunidade de dirigir, ao lado das diretoras e professoras Wlad Lima e Olinda Charone, o musical "Dons de Quixote", em 2009. 

Fora da escola, Haroldo também montou outro musical, o "Ópera Profano", ao lado de Guál Dídimo, em 2010. Além de diretor, Haroldo também é ator, dramaturgo, sonoplasta e trabalha com criação em vídeo para a cena (interação entre teatro e vídeo), e conheceu Bárbara em 2011, já no projeto "Jovens Encenadores", do GTU - Grupo de teatro Universitário. A partir daí, montaram "Encantados S.A.". 

“Encontrei na Bárbara uma grande parceira. Digo que ela é a minha ‘cara-metade’ da direção (risos). Nossa parceria é completamente harmônica. Um estimula o outro, não discordamos em praticamente nada e temos ideias complementares. Brincamos de dizer que o Encantados é nosso "filho", conclui. 

Bárbara é mais nova que Haroldo, mas já acumula experiência. Em 1997 já fazia alguns comerciais de televisão, quando foi descoberta e dirigida pelo Cláudio Barros. “Ele notou o quanto eu gostava de atuar e me aconselhou a procurar a Escola de Teatro e Dança da UFPA. Fiz isso, me matriculei no curso de teatro infanto-juvenil em 1998 e nunca mais parei de atuar. Fico muito feliz de ter descoberto a minha vocação profissional bastante cedo. Fazer teatro sempre foi e sempre será a maior paixão da minha vida”, conta a atriz que também atuou no cinema, no curta metragem “Quero Ser Anjo”, de Marta Nassar naquele mesmo ano.

Encantados, porém, é a sua primeira direção. “Eu não poderia estar mais feliz. Tenho muito a aprender, porque dirigir, definitivamente, não é fácil (ainda mais uma peça com quase 30 atores). Mas nunca me senti tão realizada profissionalmente. Quando o espetáculo estreou, chorei uns cinco minutos na coxia. Não consegui conter a emoção”, diz. 

Pauta Mínima – O Pauta Mínima é um projeto do Grupo Cuíra de Teatro, aprovado pelo edital Funarte - Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal. O projeto tem como objetivo democratizar mais o acesso ao sua sede, o Teatro Cuíra, que ainda vai receber até dezembro deste ano outros espetáculos que foram selecionados através de edital.

Depois de Encantados S.A , entram em cartaz no mês de novembro: “Parésqui”, de 01 a 04; “Pequeno Grande Aviador e o Planeta Do Invisível”, de 15 a 18, e “Eu Me Confesso Eneida”, que estreia dia 29, e segue até 02 de dezembro. No último mês do ano, o público ainda assistirá “Pro Ensaio Geral”, de 06 a 09 e “Ritos”, de 13 a 16. 

Os sete grupos que foram selecionados pelo edital não pagam pelo espaço, ganham dias de ensaio para suas montagens, assim como folder, banner, assessoria de imprensa, e 50% do que arrecadado na bilheteria, além de uma ajuda custo no valor de R$ 800,00. 

Ficha Técnica/Encantados S.A.

Direção e Dramaturgia: Bárbara Gibson e Haroldo França / Produção: Breno Monteiro / Assistentes de Produção: Lauro Sousa e Leandro Oliveira / Figurinos: Kevin Braga / Maquiagem: Patrícia Zulu e Kevin Braga /Cenário: Breno Monteiro e Kevin Braga / Consultoria Plástica: Rejane Lima / Luz: Sol Henriques / Sonoplastia: Haroldo França / Assessoria de Imprensa: Leandro Oliveira / Projeto Gráfico: Haroldo França. 

Elenco: Alice Bandeira, Allyster Fagundes, Antônio Júnior, Arthur Genú, Camilo Sampaio, Cássio Di Freitas, Diego Benício, Douglas Henrique, Erllon Viegas, Fábio Limah, Flávia Olih, Izabela Campos, Judite Torres, Leonardo Bahia, Natalia Correa, Rarisson Alcântara, Rejane Sá, Roberta Proença, Selma Maria dos Santos, Sofia Lobato, Terezinha Gentil, Thainá Chemelo, Valéria Lima, Victor Marques, Vinícius Paixão. 

Serviço 
Espetáculo “Encantados S.A. No Paulta Mínima de 25 a 28 de outubro, às 20h, no Teatro Cuíra – R. 1º de março esquina da Riachuelo. Valor do Ingresso: R$ 20,00 (com meia-entrada para estudantes). Mais informações: http://EncantadosSA.blogspot.com ou siga @EncantadosSA.

Nenhum comentário: