24.10.12

Técnica e emoção na master de Laura de Souza

Laura de Souza se emocionou
Na última terça-feira (23) o grande destaque do XI Festival de Ópera do Theatro da Paz foi a técnica. A soprano Laura de Souza dividiu com mais de 20 cantores líricos paraenses os métodos e exercícios que utiliza em sua preparação vocal e cênica. 

Por Julia Garcia 

Na primeira parte de atividades, que aconteceram na Igreja de Santo Alexandre os inscritos participaram de uma aula de yoga e na segunda e última parte do master class nove cantores participaram de uma audição e foram avaliados. Um exercício de relaxamento deu inicio a dinâmica conduzida por Laura de Souza. A busca pela concentração e pelo domínio corporal tinham o objetivo de controlar o funcionamento da musculatura pélvico abdominal, fundamental para a boa performance de canto segundo a soprano. Enquanto os alunos realizavam os exercícios propostos por Laura, ela corrigia a postura e explicava as metas da posição para cada um dos alunos.


Exercícios físicos para melhorar a voz
Por aproximadamente duas horas, as atividades de alongamento, contorção e de respiração foram mediadas pela belíssima voz de Laura de Souza. Uma profusão de ligeiras fungadas, longos suspiros, algumas exclamações de dor e prazer e por fim, um breve relaxamento foi formado um círculo, onde todos puderam conversar sobre a experiência e esclarecer algumas dúvidas sobre a dinâmica. 

Nesse momento Laura falou a respeito do método utilizado por ela há mais de 20 anos. “Estas aulas que dou são resultado de 20 anos de pesquisa de técnicas alternativas que levam em conta a preparação física e emocional do cantor e o desenvolvimento cênico e vocal do cantor. Nós não podemos atualmente ser bons cantores, para a ópera precisamos ser atores, ter domínio e preparo do corpo e a yoga é um caminho poderoso para o auto conhecimento”, explicou a soprano. Ainda neste momento, Laura explicou como formou a personagem Santuzza, interpretada em Cavalleria Rusticana, a primeira ópera do Festival. 

“A palavra chave aqui é consciência, como eu vou cantar e interpretar se eu não tiver consciência do meu corpo, do personagem, da história que eu vou viver no palco.  Quando fui convidada para interpretar Santuzza eu tive medo de não conseguir sentir aquela paixão, aquele ódio que ela vive. Acabei buscando a insparação na história de uma de minhas tias avós, qeu assim como a protagonista de Mascagni se apaixonou por um homem, se entregou a ele, engravidou e não casou. Ela foi execrada pela família, chorou, odiou, rogou praga. Depois de uma conversa com ela, finalmente descobri que tudo isso existia em mim”, contou emocionada. 

Adriana Azulay, auxílio luxuoso ao piano
Após um intervalo para um lanche as audições começaram. Com o apoio da pianista Adriana Azulay, nove cantores subiram ao tablado para serem avaliados por Laura de Souza. 

Além das ponderações sobre técnica, respiração e voz dos artistas, Laura ainda avaliou a pronúncia e a interpretação dos cantores e frisou que compreender a peça escolhida, saber quem são seus atores, histórias dos personagens e momento histórico e escola das composições é fundamental para uma boa performance. 

A mezzo-soprano paraense Aliane Souso foi uma das cantoras que participou da audição. Laura corrigiu alguns vícios de postura impostação de voz de Aliane e pediu que ela cuidasse muito bem de sua bela voz. Aliane não se incomodou em ser avaliada em frente a uma plateia cheia e agradeceu a oportunidade de estudar com Laura de Souza. 

“É a segunda vez que participo de uma master class da Laura e é uma chance fantástica de eu aprender novas técnicas e ficar atenta a opinião de uma cantora lírica maravilhosa como ela”, disse Aliane, que também está sendo elogiada pelo maestro Jamil Maluf, por sua participação em João e Maria. Jamil está regendo a orquestra jovem Vale Música, e foi quem tomou a iniciativa de montar a ópera no Brasil, há dez anos.

Nenhum comentário: