15.11.12

Buscapé Blues mostra inéditas no Sesc Boulevard

Buscapé Blues, este ano no Cirial
Neste feriado Buscapé Blues faz show no Centro Cultural Sesc Boulevard trazendo no repertório músicas antigas e novas composições que integram o novo CD, ainda inédito, sem data de lançamento confirmada, que sairá  pelo selo Na Figueredo. O evento tem entrada gratuita, às 19h.

No final dos anos 1980 Buscapé Blues já “causava espécie” nas quebradas da Marambaia e de Icoaraci. Aos poucos ele invadiu Belém, conquistou o público em shows inesquecíveis na Praça da República e no Memorial dos Povos e hoje é um dos mais festejados artistas do circuito alternativo Pop Cult.

A proposta é hard rock e blues, com linguagem regional, rural, e cheia de uma sátira bem humorada. A inspiração do músico vem de bandas como AC/DC, Barão Vermelho, Creeandence e Raul Seixas, como não poderíamos deixar de observar. Buscapé é desses que foca a crítica social com o humor típico dos profetas que sorriem da vida. E com seus acordes, projeta a música de forma lúdica e diverte o público.

Andarilho é disco de colecionador
O primeiro sucesso Metal City chegou a tocar em rádios europeias e está no primeiro CD, “Ao Vivo na UFPA”, gravado no estacionamento do Vadião da UFPA.  O segundo, Andarilho das Galáxias, veio em janeiro de 2004.

Gravado com o apoio do Núcleo Cultural da UFPA, Andarilho das Galáxias foi editado através da Revista Pará Zero Zero e traz músicas que despertam nos corações e mentes, sentimentos coletivos de criatividade e de crítica às contradições sociais.

“Marambaia”, “ET”, “Molequinho”, “Semente de Cânhamo”, na verdade, tudo é hit, e algumas integram a programação da Rádio Cultura. Utilizando o rock, o blues, o reggae e o rap como instrumentos de conscientização, Buscapé provoca catarse coletiva. Para os que conhecem e curtem, já há um terceiro trabalho, prestes a ser lançado pelo selo Ná Figueredo. Enquanto aguardamos, ele nos mostra algumas das faixas no show de hoje.

A formação atual da banda reflete mais uma vez o ecletismo do trabalho de Buscapé. Buscapé Blues (agora o nome da banda) é Edwaldo Henrique, vocalista e compositor.  “Já até tentei fazer música séria, mas não consigo”. O contrabaixista Franklin Victor estudou música no Conservatório Carlos Gomes, na escola do Sesc (violão popular) e SAM. Já tocou na banda Crânio, de pegada heavy metal e ainda na Retalietory e Morfeus.

Jorge Furtado, o guitarrista, é natural de Santa Catarina, ele estudou no conservatório Villa Lobos em Santos – SP e iniciou carreira com a banda punk Pó da China.

Mora em Icoaraci onde participa da banda Novos Camaleões, também dos anos 1980, e do grupo Mundé Cultural, ambos de Icoaraci, além de várias outras que tocam pop rock pelas noites de Belém. O batera é Zequinha Teixeira, músico vindo da escola SAM e Conservatório Carlos Gomes, e das bandas Novos Camaleões e Paradoxo.

Serviço
Show da banda Buscapé Blues nesta quinta-feira (15), a partir de 19h, no Sesc Boulevard, localizado na Boulevard Castilhos França, próximo à antiga Alfândega. Entrada Franca.

Um comentário:

alessandra disse...

bacana saber que depois de tanto tempo sem apoio algum, investimento nenhum o buscapé blues conseguiu chegar até aqui.e arrisco dizer que foi melhor assim! talvez se tivesse recebido ficasse igual a maioria dos músicos daqui-parados no tempo- valeu a resistência buscapé1.