19.12.12

Livro reúne palavra, imagem e movimento



A Companhia Moderno de Dança lança nesta quarta, 19, o livro “Para ler como quem anda nas ruas”, com poema de João de Jesus Paes Loureiro e fotografia de Luiz Braga. O lançamento é mais uma ação da compnahia que comeora seus dez anos de criação.  A partir das 19h,  no Pólo Joalheiro.


O poema de Paes Loureiro, inspirado na cidade de Belém do Pará, foi indutor criativo do espetáculo comemorativo de uma década da Companhia Moderno de Dança. "Lírica Morada" estreou em abril de 2012 e já fez temporadas em Belém, Rio de Janeiro e Manaus. 

O fotógrafo Luiz Braga faz a leitura visual do espetáculo que, somada ao poema de Paes Loureiro, integra esta recente publicação como forma de culminância das comemorações de 10 anos da companhia.

 Além disso, como se trata de uma edição comemorativa, a obra traz ainda uma análise do espetáculo "Lírica Morada", feita pelo próprio poeta e um texto elucidativo acerca da trajetória e filosofia do grupo, escrito por Ana Flávia Mendes (diretora artística) e Gláucio Sapucahy (diretor executivo). 

Trata-se de uma grande imbricação de vertentes artísticas. Um poema que gera espetáculo e espetáculo que gera fotografia. Ao fim de tudo, as três vertentes, juntas, geram o livro. Nesta imbricação, o espetáculo eternizado pela imagem fotografada é, mais que um registro fotográfico, um outro olhar sobre a cena. É uma espécie de releitura e, ainda, uma forma de divulgá-lo e difundí-lo enquanto obra de arte fundamentalmente efêmera.

“Para ler como quem anda nas ruas”, publicado pela Escrituras Editora, é uma obra acessível a qualquer pessoa. Como trabalho que congrega diferentes campos da arte, é leitura para qualquer apreciador, sendo ainda relevante para compor a biblioteca de artistas visuais, poetas e estudiosos da literatura e, claro, de bailarinos e artistas da cena em geral.



Serviço
Lançamento do livro  "Para ler como quem anda nas ruas". Nesta quarta-feira, 19, a partir das 19h no Pólo Joalheiro, em Belém do Pará.

Nenhum comentário: