9.1.13

ACCPA exibe filmes prediletos no cinema Olympia

Pina é arte e emoção em movimento
Para  quem fica procurando dicas de cinema no circuito alternativo aqui vai uma muito boa. A Associação dos Críticos de Cinema do Pará está realizando mostra com sete títulos, dos 10 que elegeu como os melhores em 2012, para exibição esta semana no cine Olympia, em Belém. 

Aprimeira sessão já aconteeu nesta terça-feira, 08, com "A Separação", do iraniano Asghar Farhadi, mas a programação segue com excelentes escolhas, até dia  13.

“Pina”, uma realização de Wim Wenders, ganha a tela nesta quarta-feira, 09. Belíssimo, foi o primeiro filme de arte rodado em 3D. Quem teve oportunidade de vê-lo neste formato, saiu do cinam com a sensação de uma experiência única. 

A obra trata da vida e obra da coreografa e bailarina compatriota Pina Bausch, num recorte amoroso e vigoroso de imagens que bailam na tela, emoções dos principais colaboradores dessa grande artista que executam suas criações com uma carga emocional tátil. O filme chegou ao público de Belém graças a um esforço conjunto da associação juntamente com a distribuidora Imovision e a rede de cinemas Moviecom mas, pasmem, não teve uma boa bilheteria.

Fausto
O russo “Fausto”, de Alexandr Sokurov, estará em exibição na quinta-feira, 10. A releitura do conto medieval sobre um famoso médico alemão que vende a alma a Mefistófeles, o diabo, transforma-se em um filme de estética muito particular que investiga os jogos de poder e completa a sua tetralogia sobre o assunto.

O elogiado ator Michael Fassbender está em “Shame”, mais um dos eleitos. Na pele de um homem que tem sua vida consumida pelo sexo, ele provoca uma sorte de sentimentos múltiplos, num filme visceral que ainda conta com a bela atuação de Carey Mulligan (melhor atriz coadjuvante) e poderá ser conferido na sexta-feira, 11. 

No sábado, 12, a mostra apresenta uma mãe e um filho estão no olho do furacão. “Precisamos falar sobre o Kevin”, baseado na obra de Lionel Shriver, investiga a psiquê de um jovem que assassina dezenas de pessoas e o desconforto da mãe que não consegue salvá-lo. A adaptação cinematográfica é eficaz, com Tilda Swinton eleita como melhor atriz pelo papel da mãe de Kevin. 

No domingo, tem uma dose generosa e mágica de Scorsese. Em "A Invenção de Hugo Cabret” ele nos traz em seu enredo uma viagem sentimental aos primórdios do cinema, através da mística do pioneiro Georges Meliés. Imperdível, principalmente pra quem já teve oportunidade de ver alguns dos curtas do ilusionista francês, um dos precursores da animação em stop motion e dos efeitos especiais para o cinema. O filme será exibido num horário diferenciado, dentro da Sessão Cinemateca, às 16h..

O Artista
Também no domingo, mas às 18h30, mais uma oportunidade para quem não viu o grande vencedor do Oscar deste ano. 

“O Artista”, obra que apresenta o drama de um ator (Jean Dujardin) que tem que fazer a transição do cinema mudo para o falado e foi exibido por aqui justamente no Cine Olympia, dentro da programação do centenário da sala de exibição.

Os filmes que completam a lista dos 10 melhores de 2012 na opinião da ACCPA, são: "Drive", de Nicolas Winding Refn (40 pontos); "Intocáveis" de Eric Toledan e Olivier Nakache (35 pontos) e “Cosmopolis”, de David Cronenberg (ambos com 34 pontos). Valeria programá-los também, não acham?

MOSTRA DOS MELHORES DE 2012 - ACCPA
Cinema Olympia - 18h30 - Entrada franca.

Dia 09 - 18h30 - PINA
Dia 10 - 18h30 - FAUSTO
Dia 11 - 18h30 - SHAME
Dia 12 - 18h30 - PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN
Dia 13 - 16h (Cinemateca Especial) - A INVENÇÃO DE HUGO CABRET
Dia 13 - 18h30 - O ARTISTA

Nenhum comentário: