19.2.13

Arraial do Pavulagem lança o 8º disco da carreira

Ainda que sem parar a produção, sempre intensa, já havia sete anos que o grupo não reunia novas composiçõs em um disco. As músicas já experimentadas uma a uma com o público agora poderão ser ouvidas em "Céu da Camboinha’, que sai com o patrocínio do Banco da Amazônia. O show de lançamento será dia 1º de março, na Praça do Povo,  Centur.

Os anos de estrada e o longo período de convivência entre os integrantes demarcam e definem o resultado do disco. “Foi um tempo que serviu pra gente estudar, pesquisar, se reciclar. Estamos também muito mais sintonizados, só de olhar um pro outro a gente sabe o que é”, comenta o guitarrista Marcelo Fernandes, de 41 anos, 19 só de Arraial do Pavulagem. 

Nas 12 faixas, o amadurecimento de uma pesquisa musical que passeia pelas linguagens da Região Amazônia. “A banda deu um salto qualitativo com esse trabalho. Acho que todo mundo cresceu muito, há uma sincronia em todas as instâncias de gravação de um disco. Isso tudo foi feito com muito cuidado. Foi um mergulho profundo e consciente”, diz Ronaldo Silva. 

Ele assina ao lado de Júnior Soares todas as composições do CD. Parceria antiga, que vem desde o começo da banda, no final da década de 80. “Eu geralmente faço a letra e o Junior faz a melodia”. A exceção é ‘Cajá’, música feita com Allan Carvalho, do grupo Quaderna. ‘Céu da Camboinha’ dá título não só ao oitavo disco do grupo. Terceira faixa, é a canção quase que de abertura do trabalho. Apresenta Algodoal, um lugar de muito simbolismo para os músicos. 

Foto: Daísa Passos
"Nós temos uma ligação muito forte com ele, que nos inspirou muito e nos inspira até hoje. Conheci Algodoal há muito anos. Já fizemos muita música lá, passando por lá. É de uma beleza fantástica, de uma atmosfera de tranquilidade. É um santuári. O céu que transporta o ouvinte para as andanças do grupo pelo interior do estado. Que dá essa amplidão que a região tem, da diversidade de ritmos que temos aqui”, justifica Silva. 

No painel sonoro do Arraial do Pavulagem, retumbão, quadrilha, merengue, carimbó, xote. Toada de boi-bumbá. A imensidão da rua. Urbana, moderna, tradicional, cabocla, ribeirinha. “Sempre foi uma meta nossa. Acho que a rua tá mais presente nesse disco. Essa sonoridade que vem da rua, do contexto dos arrastões dentro de um CD. Fazer essa simbiose foi o mais interessante, diferente”, acredita o percussionista Edgar Chagas, 35 anos de idade, 17 de Arraial. 

“Esse tempo [de ausência sem lançar] foi complicado. Todo disco é um documento, é uma forma de se perpetuar enquanto banda. As pessoas cobram, os fãs pedem e a gente nunca tem. Esse disco é uma forma das pessoas terem o Pavulagem em casa e mostrar pros outros também”, avalia.

‘Céu da Camboinha’ também carrega outros significados. Para Franklin Furtado, de 35 anos, percussionista do Pavulagem desde 2005, tem o toque da estreia. É o primeiro disco da banda que ele participa. Fonte de experiência e aprendizado. 

“Pra gravar fui ouvir com mais atenção os outros discos. Foi um processo de muita troca, do conhecimento que eu tenho dos ritmos da cultura popular e do conhecimento que eles têm. Esse é um trabalho mais amadurecido. Tem identidade própria, peculiar do Pavulagem. As pessoas vão escutar e saber que é do Arraial”. 

Gravado, mixado e masterizado no estúdio Midas Amazon Estúdio, em Belém, o disco tem participação especial da cantora e instrumentista Luê, com a rabeca na canção ‘Realeza do Guamá’, de Luiz Pardal rabeca que se ouve em ‘Retumbão do Caeté’ e ‘Barca da Lua’. Johab Quadros e Jó Ribeiro nos trompetes. 

Esdras Souza no Sax. Junior Soares, além de tocar e cantar, assina ainda a produção executiva a direção musical. O CD traz ilustrações de Elton Galdino e projeto gráfico de Carol Abreu. O show de lançamento tem apoio da Cultura Rede de Comunicação e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. 

Integrantes do Arraial do Pavulagem: Ronaldo Silva (voz), Junior Soares (voz e violão), Rafael Barros, Edgar Chagas e Franklin Furtado (percussão), Rubens Stanislau (baixo), Marcelo Fernandes (guitarra).

Canções do disco: Barca da Lua; Mensageiro do Arari; Céu da Camboinha; Princesa do Marajó; Passarinho da Barreira; Cachoeira Prateada; Realeza do Guamá; Malena Mariá; Retumbão do Caeté; Cajá; Quadrilhão do Guajará; Mastro de São João.

Serviço
Show de lançamento do disco ‘Céu da Camboinha’, da banda Arraial do Pavulagem. Dia 1º de março, na Praça do Povo, no Centur, às 20h. Ingresso: R$ 1 + 1kg de alimento não perecível. O ingresso deve ser retirado na bilheteria do Teatro Margarida Schivasappa, no dia do show, a partir das 9h. Mais informações: www.arraialdopavulagem.org. O CD já está à venda, na Loja Ná Figueiredo. Preço: R$ 20.

(com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: