27.2.13

Cia faz releitura do brega na dança contemporânea

Inspirado em uma tese de doutorado, “Festa na Cidade” ganha a segunda temporada de apresentações, nos dias 02 e 03 de março, às 21h, no bar CamarIN Cultural, onde estreou em 2012. Criado pela Cia. Experimental de Dança Waldete Brito, o espetáculo terá participação da cantora Iva Rothe. 
“Não basta apenas fazer dança contemporânea, é preciso buscar outros modos de colocar o corpo na cena, é preciso ser ousado, desprendido de paradigmas estético-criativos”, justifica Waldete Brito, diretora artística do espetáculo.

“Não basta apenas fazer dança contemporânea, é preciso buscar outros modos de colocar o corpo na cena, é preciso ser ousado, desprendido de paradigmas estético-criativos”, justifica Waldete Brito, diretora artística do espetáculo. 

Para compor a nova produção, iniciada em 2011, a companhia realizou uma palestra com o professor Maurício Costa, autor da tese “Festa na Cidade: o circuito bregueiro em Belém do Pará”, fez pesquisa de campo e entrevistas em bares e festas dos mais variados estilos de brega. Também foram realizadas aulas de dança de salão, ministradas por Lana Santos. O resultado é uma apresentação divertida, com 11 cenas bem fundamentadas em uma das principais expressões da cultura paraense, levando ao palco a nostalgia dos bregas da década de 1960 até os mais atuais. 

Assim como na primeira temporada, a cantora paraense Iva Rothe participa mais uma vez do espetáculo “Festa na Cidade” interpretando duas canções: “Ao por do Sol”, de Teddy Max e “Três beijos”, composta por Iva por conta de seu novo projeto “Dançará”, ainda em fase de produção e que será composto por um documentário e uma trilogia de discos contemplando os gêneros musicais que foram influenciados pelo Caribe: carimbó, lambada e o brega.

“É uma oportunidade que eu tenho de trazer para a dança o meu novo projeto. Eu tive que me despir das defesas de outra manifestação artística que é a música”, confessa a cantora. Ela ainda faz uma análise sobre o sucesso do espetáculo. 

“Há uma identificação muito grande do público com o tema, ele reconhece todas as referências musicais e gestuais presentes no palco. Além disso, a Waldete consegue trabalhar com comprometimento, seriedade e respeito à cultura paraense, mesmo tendo como base a atmosfera da comédia”, completa.

Após a estreia, “Festa na Cidade”, ganhou mais forma e maturidade. “Na primeira temporada a gente não sabia o que iria rolar, como seria a relação com o público e como ele reagiria. Agora, sabemos em qual parte o público mais se diverte e interage com a gente”, revela o intérprete criador da companhia Leonardo Gutemberg, de 24 anos. Embalado pelas músicas da nave do som Dancelândia: da saudade ao treme, o espetáculo faz um percurso não linear pelos ritmos do brega e do tecnobrega.

“O brega já não é mais simplesmente uma dança, uma música. É um conjunto de ações e significados que revelam parte da cultura paraense”, analisa Anna Raquel Castro, intérprete-criadora da Cia. e assistente de pesquisa do espetáculo. 

Companhia quer circular - Contemplada com o certificado da Lei de Incentivo à Cultura Tó Texeira, a Cia está em busca de patrocínio para mostrar o espetáculo em outros espaços de Belém, também quer chegar em Castanhal, Bragança e Tucuruí e já recebeu convite para uma única apresentação no Sesc-Araraquara, em São Paulo, no próximo mês de junho.

Para estar na cena, “Festa na Cidade” obteve apoio das lojas Kukuka, Parla Página e Sol Informática e da Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur). Além disso, foram realizados três pechinchas com produtos usados e semi-novos, promovidas em 2012. 

Em maio, a companhia, que está completando 15 anos de atividades cênicas, irá participar do III Encontro Contemporâneo de Dança e ainda prepara, para o segundo semestre, nova temporada dos espetáculos “De dentro” e “Corações suburbanos”.

Serviço 
2ª temporada do espetáculo “Fetsa na Cidade”, da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito. Dias 02 e 03 de março, às 21h, no bar CamarIN Cultural (Av. Senador Lemos, 252, próximo à Wandenkolk). Ingressos a R$ 20,00 com meia-entrada para estudantes. Mais informações: 3246-4698 ou www.ciaexperimentaldedancawb.blogspot.com.br.

Nenhum comentário: