4.2.13

Diário Contemporâneo lança catálogo da 3ª edição

“Memórias da Imagem” será lançado nesta terça-feira, 05, às 19h, no Museu da UFPA (MUFPA), dentro da programação da 4ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, que aliás está com inscrições abertas até dia 15 de fevereiro.

A publicação que está sendo lançada esta semana traz o resultado do 3.º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, realizado em 2012, e que premiou o coletivo Garapa, de São Paulo, com o prêmio “Memórias da Imagem”; a paulistana Ilana Lichtenstein, com o Prêmio “Diário Contemporâneo” e o paraense Lucas Gouvêa, com o Prêmio “Diário do Pará”. Além dos vencedores, a premiação, com curadoria de Mariano Klautau Filho, teve mais 20 fotógrafos selecionados. 

A mostra com as obras dos selecionados e premiados aconteceu na Casa das Onze Janelas, em Belém, e também no Museu da UFPA, onde ficou aberta a exposição “Pra ter de onde se ir”, do artista convidado Miguel Chikaoka. O catálogo que começará a circular a partir desta terça-feira, 05, traz todas as imagens dos trabalhos selecionados e premiados, e ainda um ensaio fotográfico e entrevista com Chikaoka. 

Destacando-se nas áreas de ensino, pesquisa e difusão da fotografia com inúmeras iniciativas pioneiras e inovadoras, como em sua participação na criação da Fotoativa, Kamara Kó e demais atividades que executa na região em que vive desde os anos 1980, Miguel Chikaoka foi agraciado pelo governo brasileiro com o título de Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural no mesmo ano de 2012.

“Mais do que a mostra ou as honrarias que lhe possam ser concedidas, fala por Chikaoka a sua postura como ser humano e político, um ser que reconhece e dignifica a responsabilidade de existir, de se saber no mundo para servir ao próximo, ao outro, mostrando caminhos, oferecendo novas perspectivas a quem não as possuía”, diz Jussara Derenji, diretora do MUFPA.

Além da entrevista com Chikaoka “A luz da casa” e dos textos sobre as obras selecionadas e premiadas, o catálogo ainda traz os artigos “Os lugares da imagem na experiência da memória”, por Mariano Klautau Filho , “Monumento e sombra na Brasília de Marcel Gautherot”, por Heloisa Espada, e “Imagem, realidade e fabulação: a reinvenção da memória na Vila de Lapinha da Serra”, por Alexandre Sequeira.

Spinário, de Lucas Gouvea, um dos premiados em 2012
4ª edição – As inscrições para a edição deste ano do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia estão abertas para todo o país até 15 de fevereiro, com objetivo de incentivar a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade. Em 2013 o tema “Homem Cultura Natureza” discute a ideia de natureza vinculada à ação do homem e à cultura. 

“A paisagem e o retrato, por exemplo, são construções culturais, forjadas pelo homem e pelo artista. Também é a possibilidade de sempre rever a fotografia não mais como uma representação “natural” da “natureza”, explica Mariano Klautau Filho, curador do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Mais informações: www.diariocontemporaneo.com.br.

Aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no País, o Prêmio é promovido pelo jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale e apoio institucional da Casa das Onze Janelas e Museu Histórico do Pará – MHEP – Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA e o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). 

Serviço
Lançamento do Catálogo "Imagens da Memória". Dia 05 de fevereiro, às 19h, no Museu da UFPA - Av. Gov. José Malcher, 1192, esquina da Generalíssimo Deodoro. Entrada franca. Mais informações: Informações: Rua Gaspar Viana, 773 – Reduto Belém –PA – ou (91) 31849327/83672468 contato@ diariocontemporaneo.com.br e www.diariocontemporaneo.com.br.

Nenhum comentário: