15.2.13

Diário contemporâneo recebe últimas inscrições

Foto do site Portal São Francisco
Aberto desde 7 de janeiro, o 4º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, que traz o tema “Homem Cultura Natureza”, encerra hoje as inscrições. Edital, ficha de inscrição e programação no site do projeto.

Basta olhar em volta. Tudo o que se vê sugere a relação entre estes estes três elementos, sem barreiras. 

O Prêmio Diário deste ano, que continua oferecendo três prêmios de 10 mil reais, tem como proposta pensar assuntos a partir da região brasileira, onde a natureza é sempre representada de modo idealizado e exótico. O tema é oportuno para se trabalhar as representações visuais que marcam não só a imagem que se tem da Amazônia, ou do Nordeste, por exemplo, em relação à cultura brasileira, mas também a imagem do Brasil em relação ao imaginário que se tem dele no mundo.

"A intenção é reunir trabalhos em que a ideia de natureza não esteja mais vinculada somente à noção idealizada de que é algo desvinculado da ação do homem, e portanto ligado à ideia de cultura. A paisagem e o retrato por exemplo são construções culturais, forjadas pelo homem e pelo artista. Também é a possibilidade de sempre rever a fotografia não mais como uma representação "natural" da "natureza"', diz Mariano Klautau Filho, que organiza desde 2010 o prêmio.

As inscrições encerram nesta sexta-feira, 15. Os interessados em se inscrever podem enviar seus trabalhos pelo correio, valendo a data de postagem. Este ano estão na comissão julgadora o fotógrafo Luiz Braga, o artista visual Armando Queiroz, e a pesquisaora Maria Helana Bernardes que na próxima semana já estará aqui para a seleção e ministrará também um mini curso e uma palestra. 

Mariano Klautau, curador do prêmio
Quem pode participar? Qualquer pessoa. O edital não restringe a participação de ninguém, abrindo possibilidades a olhares diversos. São três prêmios, como já foi dito. Os inscritos irão concorrer ao “Prêmio Homem Cultura Natureza”, destinado aos artistas que apresentem trabalhos de abordagem documental, voltados ao cotidiano; “Prêmio Diário Contemporâneo”, para a obra fotográfica que melhor apresente relações com outras linguagens e suportes - instalação, vídeo, objeto, performance, ou ainda proponha novas sintaxes na representação fotográfica e “Prêmio Diário do Pará”, para o fotógrafo (a) paraense e/ou residente e atuante no Pará (por pelo menos três anos), cuja obra traga a melhor poética e proposta conceitual entre as demais inscritas. 

Além dos premiados, a exposição, que resultará do 4º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, terá reunindo todos os trabalhos que forem selecionados, a partir da ideia de natureza como linguagem e cultura. A mostra do artista convidado, que contemplará a obra da fotógrafa paraense Walda Marques, será realizada no Museu da UFPA, que este ano também abrigará uma outra mostra, com trabalhos convidados, representativos da produção contemporânea paraense de fotografia. 

A realização é do jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale e shopping Pátio Belém, com apoio institucional da Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) e IAP. 

Serviço
Mais informações sobre o 4º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia: Rua Gaspar Viana, no Rua Gaspar Viana, 773 – Reduto Belém –PA,em horário comercial. Ou pelos telefones (91) 31849327/83672468. E-mail contato@ diariocontemporaneo.com.br.

Nenhum comentário: