24.2.13

Produções independentes na Mostra Mata D'Ouro

Nos dias 27 e 28, das 18h30 às 21h30, a Capela da UFPA, situada à beira do rio Guamá, vai sediar a 1ª Mostra Mata D'Ouro de Realizadores Independentes, com entrada franca. Nestes tempos e nestas redes, de embalar e de pescar, o projeto Matadouro completa 1 ano de atividades no espaço da UFPa e o Cineclube Amazonas Douro completa 10 anos de estradas e ruas.

Há muitos e muitos anos, na velha Europa, o jovem Jean Luc Godard entrevistou o ancião Fritz Lang. A sombra e o farol. Uma luz a acender, a outra a apagar. O documentário “Le dinosaure et le Bébé” (61 minutos) é um diálogo entre tempos. E o cinema é a arte dos tempos... reza a lenda também que é a arte da síntese.

Dois tempos dialogáveis pela via das imagens das obras que projetam e sobre as quais refletem sem vergonha de pensar - entre si, de forma estilhaçada, fragmentária, justaposta. Assim como o documentário de Godard - que contém excertos de “M - o vampiro de Dusseldorf” (de F. Lang) e “O Desprezo” (de Godard) -, as imagens - na história amazônida - não são pertenças das cronologias.

Elas se desprendem dos imaginários, explodem nos processos criativos da solidária cultura digital. Com os velhos, os seus conhecimentos tradicionais e as juventudes pós-modernas. As academias e os pajés. As ciências e as mandingas. Tempos de ser. E são. Enredados. Sob estes princípios, os espíritos cineclubistas do Matadouro e do Amazonas Douro convocam diferentes gerações de realizadores para que estes traduzam a sua produção e dialoguem sobre os caminhos e as sendas do cinema de nossos rios e florestas.

O foco é o cinema independente. A liturgia celebra o encontro da cidade com a sua cultura, entre gerações e olhares, entre práticas e seus rastros. Em duas noites, na Capela da UFPa, nenhuma pergunta se calará sobre o que se produz e se produziu por essas bandas, em diversos formatos de produção e linguagem. Se é o ouro que buscamos, que sejamos alquimistas ao invés de garimpeiros, cultivemos a comunidade ao invés da competição e a verdade antes do museu. Dediquemos olhares à construção de nossa própria Imagem.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira - 27 de Fevereiro

Icaro Gaya 
"Vivendo em casa (18’)

Vicente Cecim
Matadouro (16’)
Fonte dos que dormem (30’)

Mateus Moura
Prólogo (13’)
O meu é especial (13’)

Marcio Barradas
O rebanho (9’)
Coração Roxo (15’)

Quinta-feira - 28 de Fevereiro 

Rodolfo Mendonça 
Cronos (1’)
Do amor (5’)

Evandro Medeiros 
Araguaia Campo Sagrado (51’)

Francisco Weyl
Anais (9’)
Chapéu do Metafísico (13’)

Marcelo Marat
Necronomicon (11’)
Puzzle (18’)

(Com informações dos realizadores Mateus Moura e Francisco Weyl)

Nenhum comentário: